Entenda tudo sobre paquímetro

Essa ferramenta é perfeita para medir peças pequenas em geral

Já ouviu falar em paquímetro? Essa ferramenta é utilizada na mecânica e na indústria como um instrumento muito útil de medição. Conheça tudo sobre paquímetro!

O que é o paquímetro?

O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça, normalmente de tamanho pequeno.

A ferramenta, na sua versão mais comum, que é conhecida como paquímetro universal,  consiste em uma régua graduada com encosto fixo, sobre a qual desliza uma outra peça, chamada de cursor, que conta com encostos móveis. Além disso, também conta com a haste de medida de profundidade.

Qual a diferença entre o paquímetro digital e o paquímetro analógico?

O paquímetro digital tem como diferença em relação ao paquímetro analógico a presença de um visor, que mostra os valores em cm/mm e também em polegadas automaticamente.
Esse modelo pode ser útil para garantir ainda mais precisão.

Como usar o paquímetro?

O paquímetro é muito útil para medidas precisas em peças pequenas e conta com 3 funções básicas no modelo de paquímetro universal.

Primeiro, veja como medir o diâmetro externo, útil para escolher as brocas e parafusos adequados para cada serviço. 

Como medir diâmetro com o paquímetro

Existem algumas escalas marcadas no paquímetro: centímetros, milímetros, décimos de milímetro e em alguns modelos, polegadas. Normalmente, a escala de centímetros e milímetros (como uma régua comum) está no centro da ferramenta. A escala de décimos de milímetro, na parte inferior. Confira no modelo abaixo. A escala em polegadas, quando presente, vai na parte superior.

Para utilizar a ferramenta, é só fixar a peça na "boca" do paquímetro, prendendo entre o encosto fixo e a peça móvel.

Para medir com o paquímetro analógico, note que a escala inferior vai demarcar na escala do centro a medida do diâmetro. Por exemplo, um parafuso de 5 milímetros terá o "0" da escala inferior no risco 5 na escala central. 

Em alguns casos, pode ser necessário medir o décimo de milímetro. É só olhar a escala inferior e ver em que número ela se alinha com a escala do meio. É esse número que vai indicar o valor após a vírgula. Por exemplo, se o número da escala inferior alinhado for 3, isso quer dizer que o parafuso tem 5,3 milímetros.

Como medir diâmetro interno com o paquímetro

Outra função é medir o diâmetro interno, que deve ser feito com a outra ponta do paquímetro. Ou seja, ao invés de usar as garras, use as orelhas (que estão na parte de cima da foto). É só olhar a escala e medir da mesma forma que o diâmetro externo.

Como medir profundidade com o paquímetro

O paquímetro universal também realiza outras medidas, como a profundidade. Para isso, desenrosque a haste (que está à direita na imagem) e insira-a dentro do cano ou peça. Toda a parte móvel vai se mover para baixo até a distância de profundidade. Então, é só olhar no começo da peça até onde a parte móvel se moveu. Essa será a profundidade!

No caso do paquímetro digital, todas essas medidas serão feitas e exibidas automaticamente pela ferramenta.

Pronto! Você já sabe tudo sobre paquímetro e como usar essa ferramenta. Quer comprar o seu? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira todos os modelos disponíveis!
 

Sugestões da categoria

mais ofertas