Esmerilhadeira: tudo que você precisa saber

Muito úteis e práticas, esmerilhadeiras são ferramentas com diversas funções 

Você conhece a esmerilhadeira? Essa ferramenta é utilizada para funções como corte e desbaste, e é muito útil para trabalhos com metais e também concreto. Confira tudo sobre essa ferramenta!

O que faz uma esmerilhadeira?

Esmerilhadeiras são ferramentas elétricas, pneumáticas ou a bateria, utilizadas para cortes e desbastes em materiais metálicos de perfis de alumínio a chapas de ferro fundido. A ferramenta também é muito útil para polimento em concreto, pedra, tijolo, blocos e cerâmica.

Qual é a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira?

As esmerilhadeiras são ferramentas muito parecidas com as lixadeiras, mas a diferença principal entre elas está na quantidade de rotações nos motores dos dois equipamentos. Isso faz com que o uso de cada uma seja bastante diferente.

A lixadeira possui número de rotações menor, girando em torno de 5.500 rpm (rotações por minuto). Caso você precise lixar, fazer acabamento e preparação de superfícies de materiais como metal, madeira, plástico, fibras e outros, a lixadeira é a escolha certa! 

A esmerilhadeira, por sua vez, possui um número de rotações bem maior, podendo chegar até 11.500 rpm. Por isso, caso o trabalho seja de desbaste ou corte em materiais metálicos, a esmerilhadeira é a opção indicada.

Pode usar esmerilhadeira como lixadeira?

Como vimos, a esmerilhadeira e a lixadeira diferem na quantidade de rotações por minuto. Por isso, não é recomendado utilizar a esmerilhadeira como uma lixadeira. Isso pode danificar o seu material, principalmente considerando o fato de que a lixadeira trabalha com materiais mais leves e quebráveis.

Na hora da compra, é muito importante levar em conta o trabalho que será feito. Assim, você pode evitar acidentes, danos às ferramentas e desperdício de material.

Tipos de esmerilhadeiras

Esmerilhadeiras podem ser usadas em diversos tipos de indústrias e serviços, como serralherias, lanternagens, metalúrgicas etc. Em geral, os tipos são derivados do funcionamento.

esmerilhadeira elétrica

esmerilhadeira a bateria

esmerilhadeira pneumática

Na hora de escolher, considere as suas necessidades. Quem precisa de praticidade e facilidade de transporte, pode preferir o modelo a bateria. Os que já trabalham com compressores podem optar pelo modelo pneumático. A esmerilhadeira elétrica, por fim, pode atender todos os perfis e oferecer ainda mais potência.

Disco para esmerilhadeira


disco de corte

Para usar a esmerilhadeira, é necessário acoplar um disco de corte ou desbaste. Dessa forma, a escolha do tipo, do tamanho e do material do disco é fundamental na hora de realizar o serviço.

Existem esmerilhadeiras que podem acoplar discos que são escovas, o que é essencial para serviços de limpeza e polimento.

Os discos diamantados, por sua vez, conferem maior precisão e força na hora de cortar materiais mais duros.

Na hora de comprar, tenha a certeza de adquirir todos os discos necessários para o seu trabalho.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre a esmerilhadeira, aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy. Temos diversos modelos e tipos à disposição, além de acessórios e tudo mais que você precisar!

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!