Importância do isolamento acústico nas obras

262 10/06/2022

Importância do isolamento acústico nas obras

Processo para reduzir a passagem de som e ruído entre ambientes 

O que é isolamento acústico? 

É um método para obstruir a passagem de som e ruídos entre ambientes. Quanto mais fina for a estrutura ou mais rachaduras e aberturas houver, maior a chance do barulho ser transmitido. Muito utilizado em construções civis, paredes, janelas e pisos. 

Existem dois tipos de ruído: 

  • Ruído de impacto: barulho de pessoas andando ou arrastando cadeiras, etc. 
  • Ruído aéreo: som do ambiente externo, que viaja pelo ar, por exemplo trânsito, sons altos, sirenes. 

Importância desta etapa na obra 

Traz mais conforto para o ambiente 

O conforto acústico é fundamental para garantir uma maior qualidade de vida no espaço, ajudando a reduzir o estresse e o incômodo de distrações externas. 

Reduz a poluição sonora 

A poluição sonora é um ruído desagradável que interfere no trabalho diário das pessoas, distrai e tira a concentração. Normalmente, o ruído vem de música muito alta, conversas, tráfego, buzinas, etc. 

Oferece mais privacidade 

Fundamental para quem busca mais privacidade, porque quando as paredes não possuem isolamento acústico, os vizinhos podem facilmente ouvir suas conversas, barulhos de televisão, etc. 

Aumenta a produtividade e concentração 

O ruído bloqueia nossa concentração, por isso investir em isolamento é importante. Mantém o ambiente calmo e pacífico, aumentando assim a produtividade e foco. 

A espuma como isolador acústico 

Espuma expansiva de poliuretano 

É um produto desenvolvido para expandir em contato com o ar. Esse crescimento pode triplicar do tamanho inicial. Após um processo chamado de cura, a espuma endurece e pode ser cortada e aparada para acabamento. 

A área que você deseja fazer a aplicação deve estar levemente úmida, pois ajuda a segurar o produto. 

Geralmente vem em forma de spray e você tem que esperar cerca de 24 horas para que o processo de cura ocorra por completo. 

Muito utilizado para preenchimento de espaços, isolamento térmico e acústico. Ótimo para fixação de portas e janelas e ar condicionado. Também adequado para preenchimento, fixação e isolamento de fendas em paredes para tubulações de água. Fácil aderência em diversos materiais como PVC, alvenaria, alumínio e madeira. 

espuma expansiva como isolador acústico

O isolamento acústico é uma etapa muito importante das construções para aumentar a qualidade de vida contra ruídos sonoros externos.

Acesse o site da Ferramentas Kennedy para encontrar a espuma expansiva e outros produtos para sua construção. 

Sugestões da categoria

mais ofertas