Lareira ecológica: o que é?

Opção sem queima de madeira protege o meio ambiente e aquece a casa com muito charme

A lareira é um acessório ideal para deixar a casa mais quente e aconchegante nos dias de inverno, não é mesmo? Além do charme, uma lareira oferece bastante elegância e praticidade para o ambiente. Se você adoraria ter uma em casa, mas se preocupa com os efeitos colaterais, como a queima de madeira, a fuligem e outros problemas, uma excelente opção é a lareira ecológica. Conheça esse equipamento!

O que é a lareira ecológica?

A lareira ecológica, como o nome diz, é um equipamento sustentável para aquecer a casa. Esse item normalmente é movido a combustão de álcool ou algum tipo de óleo, e a queima acontece em uma câmara interna do equipamento.

Para funcionar, é só colocar o combustível e acender.

Vantagens da lareira ecológica

Essa lareira tem como principal vantagem o fato de ela ser ecológica. Ou seja, o modelo não utiliza lenha e gera muito menos gás carbônico. 

Inclusive, o equipamento não libera fumaça e, por isso, é o único modelo que pode ficar dentro de casa sem precisar de uma chaminé ou coifa.

Além disso, o equipamento é potente, aquecendo muito bem ambientes de 20 a 30m². 

Modelos de lareira ecológica

Geralmente, as lareiras ecológicas são acopladas em nichos na estrutura da sala ou do quarto, e precisam ter base e altura do tamanho certo para não danificarem o piso ou as paredes. 

Elas também podem ser portáteis, o que facilita o transporte para qualquer ambiente da casa, ou suspensas, garantindo um toque de modernidade.

Para ter uma lareira dentro de casa, conte com um projeto feito por um profissional de arquitetura para evitar problemas.

Experimente um aquecedor ecológico caseiro

Se quiser, você pode fazer um aquecedor ecológico na sua casa. Confira esse tutorial, inspirado no vídeo do marceneiro Sergio Carreira.

Lista de materiais:

  • Uma cumbuca ou pote resistente ao fogo;

  • Pedras decorativas;

  • Papel alumínio;

  • Um pote menor de inox, ou uma caneca;

  • Álcool em gel;

  • Fósforos.

Primeiro, coloque o papel alumínio no fundo da cumbuca maior. Depois, encaixe o pote menor. Aí é só encher com as pedras para decorar. Pronto! Seu aquecedor já está pronto.

É só colocar o álcool em gel no fundo do pote menor e atear fogo com um fósforo longo. Lembre-se de manter distância do fogo e não deixar o item ao alcance das crianças.

Essa é uma boa forma de experimentar um aquecedor ecológico. Se gostou, você pode investir em uma lareira ecológica de fato!

Acesse o site da Ferramentas Kennedy para comprar as melhores ferramentas para a sua casa!