Mandril de furadeira: quando e como trocar

Manutenção do equipamento inclui cuidados extras com essa peça

Uma das ferramentas mais utilizadas para consertos, reparos e instalações é a furadeira. Como todo equipamento, no entanto, a furadeira pode precisar de manutenção. Você sabe identificar quando é a hora de trocar o mandril da furadeira? E sabe como fazer para trocar? Aprenda tudo isso no conteúdo de hoje!

Quando trocar o mandril?

A furadeira é um equipamento durável e portanto o mandril original pode sim durar um bom tempo. 

No entanto, eventualmente o mandril vai se desgastando, podendo apresentar defeitos - como empenamento ou quando a ferramenta apresenta barulho excessivo. É nesse momento que é recomendada a substituição do mandril.

Em casos de furadeiras velhas, o mandril pode estar enferrujado. Isso dificulta bastante o funcionamento da máquina e também é recomendado trocar nesses casos.

Dicas importantes

Na hora de substituir o mandril, recorra ao manual da sua furadeira ou ao site do fabricante. Isso é importante para garantir o modelo e o tamanho do mandril novo que deve ser comprado.

Além disso, não execute a troca do mandril caso você não tenha familiaridade com esse tipo de serviço. Fazer a substituição é fácil, mas requer um cuidado extra com o equipamento.

Como trocar o mandril?

Para fazer a substituição do mandril, o primeiro passo é abrir completamente a furadeira, retirando os parafusos.

Dessa forma, é mais fácil retirar o conjunto completo do mandril. Na hora de retirar, tome cuidado com uma pequena bolinha metálica que fica na ponta oposta do mandril. Não perca essa peça, é a esfera de rolamento.

Após remover o conjunto completo, a próxima etapa é separar o mandril da rosca

Para facilitar o processo, aplique um pouco de óleo lubrificante para ajudar a desrosquear. 

Fixe o conjunto do mandril completo utilizando uma morsa ou algum suporte. Depois, é só desrosquear o mandril em si.

Para colocar o mandril novo, é só seguir o mesmo processo: lubrificar e rosquear de volta. Aperte bem, e pronto!

Agora é só reinstalar o conjunto do mandril da furadeira - lembre-se de recolocar a esfera de rolamento. Depois, você já pode montar a furadeira e começar a usar.

Já sabe quando e como trocar o mandril da furadeira? Aproveite e passe no site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos de mandris disponíveis!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!