Mês do profissional: o marceneiro

353 09/10/2020

Mês do profissional: o marceneiro

Trabalhadores da área são verdadeiros artesãos da madeira. Saiba mais!

A Ferramentas Kennedy preparou uma série especial de postagens durante esse mês do profissional. Para começar, vamos falar um pouco mais sobre o marceneiro, sua área de atuação e muito mais. Confira!

Saiba mais sobre o marceneiro

Marceneiro é o artesão que trabalha com madeira. Seja montando móveis, criando obras de arte, restaurando ou desenvolvendo outras peças de madeira. O profissional conta com instrumentos e ferramentas manuais para cortar, perfurar, medir, entalhar, ajustar e fixar suas criações.  

Marcenaria x Carpintaria

As duas profissões trabalham com a madeira, mas possuem diferenças significativas:

  • Marcenaria: voltada para a criação de objetos de decoração e móveis em madeira. A profissão exige criatividade e habilidade dos marceneiros, considerados verdadeiros artistas;

  • Carpintaria: a profissão privilegia a construção de vigas, forros, escadas e assoalhos, peças fundamentais na construção civil. O carpinteiro precisa de destreza e precisão, já que seu trabalho valoriza a função das peças de madeira.

Como se tornar um marceneiro?

A característica principal para se tornar um mestre na profissão é saber utilizar as ferramentas da marcenaria. Além disso, é fundamental conhecer sobre os diferentes tipos de madeira e suas particularidades. Habilidades como criatividade e organização também são essenciais.

Áreas de atuação do profissional

O marceneiro pode atuar como funcionário em uma marcenaria ou montar seu próprio negócio. A grande maioria dos profissionais começa auxiliando outros artesãos, para aprender as técnicas manuais que a profissão exige.

Com o conhecimento adquirido, é possível trabalhar em fábricas de móveis, exercendo o ofício de marceneiro moveleiro e como restaurador de peças de madeira. Outro campo de atuação é a criação de artigos de decoração em madeira.

Ferramentas mais utilizadas na marcenaria

Acessórios para moldar, fazer marcações e medições na madeira são essenciais para qualquer marceneiro. Confira as principais ferramentas abaixo:

Gostou de conhecer mais sobre o marceneiro e as principais características do seu trabalho? Então continue ligado no blog da Ferramentas Kennedy e tenha acesso a mais conteúdos do seu interesse!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!