Motor para barco: como escolher?

Apaixonados por barcos precisam prestar bastante atenção aos motores de suas embarcações. Veja 4 características para considerar

Quem adora a vida no mar, seja para pesca, passeio ou hobby, sabe que o motor do barco faz toda a diferença. A velocidade, a estabilidade e a potência do barco dependem da escolha do motor. Confira o que considerar para escolher seu motor para barco!

Como escolher motor para barco?

1. Tipo: motor de popa ou centro-rabeta

motor de centro-rabetamotor de popa

Estas são as duas opções mais comuns de motores de barco. Como o nome diz, os motores de popa ficam na popa, ou seja, na parte traseira das embarcações. 

Os motores de centro-rabeta, por sua vez, são acoplados ao casco, ocupando muito menos espaço. 

O motor de popa é mais leve, ocupa menos espaço, mas "desequilibra" o barco. O motor de centro-rabeta é mais pesado, mas deixa o peso mais equilibrado e precisa de mais potência para chegar à mesma velocidade que um motor de popa. 

Conheça mais sobre os dois tipos!

2. Tamanho do barco

A escolha passa também pelo tamanho da embarcação. Motores de centro-rabeta são mais potentes, portanto são recomendados para barcos maiores.

Barcos menores, que rodam com motores de potência de cerca de 100 hp, normalmente possuem motores de popa.

3. Quantidade: um, dois ou três motores?

Quando a escolha é pelo motor de popa, outra dúvida que é importante ser resolvida é a quantidade de motores para ter no barco.

Barcos com um motor de popa são os mais comuns. Essa opção garante economia e facilidade na hora da manutenção. Se a escolha for por dois motores, o usuário garante potência e segurança, já que, caso um dos motores falhe, o outro pode continuar funcionando.

A opção por três motores é mais rara, e normalmente é feita por quem gosta muito de velocidade. Antes de fazer essa opção, é importante checar se a embarcação aguenta essa quantidade de motores.

Por isso, considere a quantidade de acordo com a sua necessidade de potência.

4. Combustível: diesel ou gasolina?

Quanto ao combustível, existem os motores a diesel, que são mais caros, mas mais duradouros; e os a gasolina, mais baratos e menores.

Portanto, barcos de pesca grandes devem optar pelo diesel. Já os menores e voltados para esportes podem ser motores a gasolina.

Existem também os motores elétricos, que são ideais para a pesca - já que fazem menos ruído. 

A Ferramentas Kennedy tem todos os motores que a sua embarcação precisa para navegar tranquilamente. Acesse o nosso site e encontre o que você precisa!

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!