183 23/09/2019

O que faz um eletricista de manutenção?

Este tipo de profissional deve ter conhecimentos técnicos capazes de garantir o bom funcionamento de todo o sistema elétrico de uma indústria ou residência

A parte elétrica de qualquer construção requer cuidados específicos para que funcione corretamente e não leve perigo para os usuários. Durante a fase de construção, quem tem a responsabilidade de instalar corretamente a rede elétrica é um engenheiro eletricista. Depois de tudo pronto, quem faz o papel de verificar o funcionamento e a segurança das instalações é um eletricista de manutenção.

Este profissional é contratado por indústrias, fábricas e condomínios para fazer a manutenção tanto preventiva quanto corretiva de instalações e equipamentos elétricos. Para exercer essa função, é preciso ter conhecimento em algumas áreas específicas:

  • Redes de alimentação de máquinas
  • Plantas industriais
  • Pontos de distribuição de energia
  • Comandos elétricos
  • Automação, entre outras


Tipos de manutenção

Há dois tipos possíveis de manutenção: a preventiva e a corretiva. A primeira é feita de forma antecipada, para evitar que sistemas ou aparelhos apresentem problemas no futuro. A manutenção preventiva pode ainda ser de outro tipo, a chamada manutenção preditiva. Neste caso, o período de manutenção é definido pela ida útil do aparelho em questão - quando esta está chegando ao fim, uma manutenção é marcada para verificar se algum reparo deve ser feito.

 

A manutenção corretiva, por sua vez, acontece após algum dano ou defeito ser verificado.l Neste caso, o eletricista de manutenção deve usar seu conhecimento para corrigir o problema, trocar peças e deixar tudo funcionando corretamente.

 

A Ferramentas Kennedy possui todos os materiais necessários para realizar os serviços elétricos que você precisa. Navegue em nosso site e confira!


Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?