O que faz um eletricista de manutenção?

Este profissional deve ter conhecimentos técnicos capazes de garantir o funcionamento de um sistema elétrico

A parte elétrica de qualquer construção requer cuidados específicos para que funcione corretamente e não leve perigo para os usuários. Durante a fase de construção, quem tem a responsabilidade de instalar corretamente a rede elétrica é um engenheiro eletricista. 

Mas, depois de tudo pronto, quem faz o papel de verificar o funcionamento e a segurança das instalações é um eletricista de manutenção. Você sabe qual é a importância desse profissional? Confira!

Eletricista de manutenção: o que é?

Este profissional é contratado por indústrias, fábricas e condomínios para fazer a manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, de instalações e equipamentos elétricos. 

Diferentemente dos eletricistas em geral, o eletricista de manutenção faz serviços mais qualificados.

O que o eletricista de manutenção deve saber?

Para exercer essa função, é preciso ter conhecimentos básicos de eletricistas com foco em algumas áreas específicas:

  • Redes de alimentação de máquinas;

  • Plantas industriais;    

  • Pontos de distribuição de energia;    

  • Comandos elétricos;

  • Automação.

Tipos de manutenção elétrica

Como adiantamos, há dois tipos possíveis de manutenção: a preventiva e a corretiva. Ambas são importantíssimas para o profissional eletricista de manutenção. Conheça mais sobre cada uma delas!

Manutenção preventiva

Esse cuidado é feito de forma antecipada, para evitar que sistemas ou aparelhos apresentem problemas no futuro. Uma boa instalação e checagens de rotina são exemplos desse tipo. A manutenção preventiva pode ainda ser de outro tipo, a chamada manutenção preditiva. Neste caso, o período de manutenção é definido pela vida útil do aparelho em questão - quando esta está chegando ao fim, uma manutenção é marcada para verificar se algum reparo deve ser feito.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é exigido após algum dano ou defeito ser verificado. Neste caso, o eletricista de manutenção deve usar seu conhecimento para corrigir o problema, trocar peças e deixar tudo funcionando corretamente.

A Ferramentas Kennedy possui todos os materiais necessários para realizar os serviços elétricos que você precisa. Confira no nosso site.

Sugestões da categoria

mais ofertas