Para que serve uma retificadeira?

Conheça a ferramenta ideal para artesãos, marceneiros e muitas outras profissões

Você sabe o que faz uma retificadeira? Essa máquina é usada para retificar peças e componentes. Confira tudo sobre a utilidade dessa ferramenta!

O que é uma retificadeira

Retificadeiras, também chamadas de retíficas, são equipamentos que servem para retificar peças e acessórios.

E o que é retificar? Retificar significa alinhar, ajustar ou corrigir. Ou seja, a retificadeira é uma máquina que conserta peças e metais. 

Retificadeira ou micro retífica?

Na hora de comprar, pode ser que você encontre dois equipamentos parecidos: a retificadeira e a micro retífica (ou também mini retífica).

A diferença entre elas é basicamente o tamanho. Enquanto a retificadeira tem um formato garrafa, a micro retífica é menor, e se assemelha a uma caneta.

Dessa forma, a opção vai depender da sua demanda.

Para que serve a retificadeira?

A retificadeira (ou a mini retífica) faz uma série de processos que são úteis para artesãos, consertadores, hobbistas e qualquer um que trabalha com metal ou madeira.

A retificadeira faz cortes precisos por meio de abrasão.

Pela sua própria característica, ela também pode acoplar acessórios para lixar, desbastar materiais, polir, remover ferrugem e fazer acabamento.

Os acessórios normalmente já vêm junto na caixa, mas também existem alguns para comprar a parte. Essa é uma ferramenta completa, com um ótimo custo-benefício.

Retífica pneumática ou elétrica?

Existem dois tipos de funcionamento para as retificadeiras: pneumáticas e elétricas.

Em geral, os dois equipamentos funcionam bem e são semelhantes. A escolha vai depender do uso de cada um: quem já usa ferramentas pneumáticas, pode gostar da praticidade da retificadeira - é só conectar ao compressor e começar o trabalho.

Já para quem quer facilitar o uso da retificadeira em qualquer lugar, pode optar pela elétrica.

Já sabe tudo sobre as retificadeiras? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos disponíveis.