Parafusadeiras e furadeiras: qual é a diferença?

12487 25/09/2019

Parafusadeiras e furadeiras: qual é a diferença?

Ferramentas são similares, mas desempenham funções bastante específicas. Confira quais são as diferenças

Parafusadeiras e furadeiras são ferramentas parecidas - algumas vezes até mesmo são funções da mesma ferramenta, as famosas parafusadeiras/furadeiras - mas servem para coisas bem diferentes. 

Tire abaixo todas as dúvidas sobre estas duas ferramentas:

Furadeiras: giro constante para perfurar

Furadeiras são máquinas destinadas a fazer furos. São ferramentas essenciais para qualquer kit básico de reparos e manutenções. Podem ser usadas para construir e reparar paredes, móveis, instalações elétricas e milhares de outras superfícies e objetos.
 
Furadeiras funcionam através de um motor que causa a rotação de uma ou mais brocas. Para escolher a ferramenta correta para o tipo de material que será perfurado, é preciso prestar atenção tanto na potência quanto na velocidade e no tipo de mandril.
 
As furadeiras mais conhecidas são as portáteis ou de mão, mas existem diversos outros tipos, que desempenham funções diferentes e são mais comumente usadas na indústria, como as furadeiras radiais e de bancada. Outra opção são as furadeiras de impacto, usadas para perfurar materiais mais resistentes, como concreto.
 
Parafusadeiras: segurança e precisão
Parafusadeiras são ferramentas extremamente úteis para quem precisa economizar tempo e ter mais praticidade durante obras, reparos e manutenções. São projetadas para apertar e retirar parafusos. Ao usar parafusadeiras, você garante maior fixação e firmeza do que quando usa apenas uma chave de fenda.

As parafusadeiras normalmente são mais leves que as furadeiras e possuem menos força. Porém, assim como as furadeiras, parafusadeiras também podem ser de impacto e ser usadas também em materiais mais duros.

Parafusadeiras/furadeiras são equipamentos que executam as duas funções. São recomendadas para quem busca praticidade e economia.