Plaina desempenadeira: conheça a ferramenta

Máquina destinada à marcenaria, a plaina desempenadeira é ideal para o nivelamento de madeiras 

Quem trabalha com madeira já conhece a plaina. Seja no modelo manual ou elétrico, esse equipamento é fundamental para nivelamento de madeira. Mas você conhece a plaina desempenadeira? Essa é uma versão mais robusta da plaina. Saiba mais!

O que é uma plaina desempenadeira?

plaina desempenadeira

Essa máquina é um equipamento elétrico de bancada, feito para desbastar e plainar madeiras em geral.

O que faz a plaina desempenadeira?

O grande diferencial dessa máquina em relação às outras plainas é desbastar madeiras que estejam empenadas - ou seja, peças curvadas, tortas ou mal alinhadas.

Ao passar a peça pela plaina desempenadeira, a tábua sai desempenada e uniforme, pronta para ser desengrossada.

Qual a diferença de plaina desempenadeira e plaina desengrossadeira?

Essas duas versões de plaina são máquinas grandes e de bancada. No entanto, são plainas bem diferentes.

Primeiro, visualmente: a plaina desempenadeira é uma chapa aberta, por onde a madeira passa. A plaina desengrossadeira se assemelha a uma impressora, e passamos a madeira por "dentro" dela.

Em segundo lugar, a diferença está na função: enquanto a desempenadeira, como explicamos, serve para alinhar e desempenar a madeira, a desengrossadeira é responsável por "afinar", ou seja, remover a espessura da madeira.

Portanto, uma não substitui a outra. O ideal é contar com ambas, e usar primeiro a plaina desempenadeira (quando necessário) e só depois passar a tábua pela desengrossadeira.

Quem deve ter uma plaina desempenadeira?

Essa é uma máquina de uso profissional, que requer uma boa noção de máquinas elétricas para utilizar (não se esqueça de usar EPIs na hora de operar a plaina desempenadeira).
Portanto, esse equipamento é indicado para marcenaria. Carpinteiros ou artesãos vão se contentar com modelos mais simples, como as plainas manuais.

Quer uma plaina desempenadeira? Confira as opções disponíveis no site da Ferramentas Kennedy. Temos, ainda, diversas ferramentas para marceneiros e carpinteiros.

Sugestões da categoria

mais ofertas