Plaina elétrica: o que é e para que serve?

Ferramenta essencial na marcenaria para dar melhor acabamento às superfícies 

Se você trabalha com carpintaria e marcenaria, provavelmente conhece a plaina, ferramenta ideal para acabamento de superfícies de madeira e reformas em geral. Com o avanço da tecnologia, chegaram os modelos elétricos, trazendo mais praticidade para o trabalho.  

Ficou interessado? Continue lendo este artigo para saber mais sobre as plainas elétricas. 

O que é plaina elétrica? 

Assim como a lixadeira, a plaina elétrica também manipula a superfície de um pedaço de madeira. Ela utiliza os mesmos princípios de uma plaina manual para nivelar e alisar, mas com a vantagem de exigir menos esforço e usar um regulador de profundidade. 

Este trabalho é feito por lâminas rotativas na parte inferior da ferramenta que levantam cavacos e removem fragmentos de material para dar acabamento. 

Os modelos elétricos são modernos e oferecem mais agilidade, precisão e clareza no corte. Portanto, são adequados para uso industrial ou profissional, bem como pequenos reparos domésticos.

plaina elétricaplaina elétricaplaina elétrica

Indicações 

Amplamente utilizada em serviços de marcenaria e carpintaria, a plaina elétrica é versátil e pode ser usada para desbaste, nivelamento, rebaixos em madeira e quebra de canto vivo. 

No entanto, é preciso ter cuidado. Quanto mais profundo for o corte escolhido, maior a chance de erro e maior o risco de remover madeira em excesso.  

Para evitar problemas, uma dica é sempre usar a regulagem de profundidade no mínimo e trabalhar com blocos menores da peça - não tente nivelar a superfície diretamente. 

Vale ressaltar que acessórios como esquadros, grampos, lixas e lixadeiras são essenciais para proporcionar um melhor controle de corte e acabamento mais refinado. 

Leia também: Conheça todos os tipos de plainas 

Agora é hora de aproveitar as promoções da nossa loja virtual e garantir a sua plaina elétrica. Aqui na Ferramentas Kennedy, você também encontra todos os acessórios e ferramentas para o serviço completo de marcenaria.