Polimento automotivo: o que é e quais os principais produtos

134 22/06/2022

Polimento automotivo: o que é e quais os principais produtos

Uma parte essencial da manutenção do veículo 

O polimento automotivo é um dos principais serviços em reparação e estética automotiva. Portanto, se você trabalha em oficina, funilaria ou adora carros, continue lendo nosso artigo, pois explicaremos mais sobre o tema e os cuidados ao realizar esse procedimento. 

O que é polimento automotivo? 

O polimento do carro é o processo de remoção de imperfeições, como manchas, arranhões e riscos da pintura de um carro, para deixá-lo com um brilho perfeito. 

Para um resultado impecável, os profissionais devem ser treinados e bem capacitados para não danificar a pintura do veículo, pois o serviço é feito em etapas e com produtos abrasivos que devem ser utilizados corretamente.  

Quais são os benefícios de polir o veículo? 

  • Dar acabamento na pintura;
  • Remover manchas;
  • Eliminar riscos;
  • Corrigir irregularidades na lataria;
  • Realçar o brilho;
  • Reparar pequenos danos.

Quando polir? 

É recomendado quando o carro precisa retocar a pintura descascada, devido a batidas ou vazamentos na lataria, quando perde o brilho original ou quando apresenta muitas imperfeições na carroceria. Somente um especialista em estética automotiva conseguirá igualar o brilho do carro, deixando-o com cara de novo. 

Etapas do polimento automotivo 

  1. Limpeza do veículo: certifique-se de limpar, secar e proteger bem as partes de plástico, vidros, emblemas e borrachas; 

  1. Corte: etapa em que os arranhões e defeitos mais aparentes são corrigidos com produtos mais abrasivos; 

  1. Refino: remove vestígios da etapa de corte, geralmente com uma boina de espuma; 

  1. Lustro: para dar acabamento e intensificar o brilho, utilizam-se boinas macias específicas. 

Principais cuidados 

Para proteger o veículo, o ideal é evitar que ele fique exposto ao sol forte, chuva, granizo e poeira o máximo possível. Portanto, cuide para não estacionar o carro embaixo de uma árvore, pois existe o risco de galhos caírem ou liberarem fluidos ácidos que podem escorrer e manchar a carroceria. 

Produtos de polimento 

Os produtos e equipamentos de polimento incluem politriz rotativos e diferentes polidores abrasivos. 

Politriz ou Roto Orbital: máquina que serve para garantir melhor controle e acabamento do trabalho de polimento, sua placa circular oscila em um ponto fixo, em diferentes velocidades. 

Leia também: Como escolher a melhor politriz? 

Boina para polimento: cada fase do polimento exige um tipo de boina diferente. Geralmente, para a etapa de corte utiliza-se a de lã, para refino uma de espuma com densidade média e para o lustro uma boina de espuma macia. 

Massa de polir: usado para eliminar o desgaste da pintura antiga pela exposição externa, como sol e chuva. Produto sem silicone e abrasivo, use pressão moderada para polir até alcançar o brilho desejado. 

Polidor: existem opções para cada etapa de polimento. Para etapa de corte é mais potente e ajuda a remover defeitos mais severos, como marcas de chuva ácida e oxidação. O mediano é uma ótima opção para promover cortes e refinamentos de alto acabamento. O mais leve é para a fase de lustro,  garante um efeito brilhante e vivo. 

Produtos de qualidade, capacitação e bom atendimento são a garantia de um bom trabalho de polimento automotivo. Acesse o site da Ferramentas Kennedy e encontre tudo o que você precisa do setor automotivo.