Por que chuveiros elétricos tendem a queimar mais no inverno

86093 13/08/2021

Por que chuveiros elétricos tendem a queimar mais no inverno

Por que chuveiros elétricos tendem a queimar mais no inverno

Não tem nada mais desagradável do que queimar o chuveiro no inverno. Por isso, saiba como evitar esse imprevisto com dicas essenciais preparadas para você

Se você já passou pela situação de queimar o chuveiro bem na sua vez do banho, deve imaginar como é ruim. Porém, quando isso acontece no inverno, a dor de cabeça é ainda maior. Confira o por que isso geralmente acontece e aprenda o que fazer para não ter esse problema.

Como funciona o chuveiro elétrico?

O primeiro passo é entender que o sistema desse tipo de chuveiro, a eletricidade, funciona através da chamada resistência. Essa peça metálica fica localizada no interior do chuveiro e é responsável por aquecer a água. Desse modo, quando ela queima, não há nada que possa fazer a água esquentar.

chuveiro com fluxo de água

Para conectar um chuveiro a rede elétrica, existem duas maneiras básicas. A primeira, pode se dar através de uma emenda elétrica, e a segunda, com uso de um conector. Entretanto, a ligação mais segura ocorre com o conector de porcelana. Por isso, em nosso post você vai entender também, como se deve colocar um conector no seu chuveiro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como funciona a resistência?

resistência funciona como um curto-circuito controlado. Porém, antes desse curto-circuito queimar o aparelho, a resistência se encontra com a água e absorve a energia elétrica, transformando-a em calor. Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria para que tenha equilíbrio.

resistência de chuveiro

Desse modo, se a resistência é ligada e não entra em contato com a água, ela poderá queimar. Isso porque, nesse caso, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime. Além disso, ela pode ainda se se romper e até mesmo, pegar fogo.

Como saber se a resistência do chuveiro queimou

O primeiro passo após ligar o chuveiro é deixar a água cair para depois, no caso de estar fria, fechar. Além disso, desligar e ligar o disjuntor ajuda a identificar se a água vai esquentar. Se após esses processos a água continuar fria, é provável que a resistência do seu chuveiro tenha queimado.

Posso abrir meu chuveiro para descobrir se ele queimou?

Outra maneira eficiente de conferir o estado de saúde dessa peça é abrindo a estrutura do chuveiro. Nesse caso, é possível identificar se está queimada ao conter desgastes na resistência. Porém, é fundamental ter conhecimento adequado para realizar a abertura sem danificar ainda mais seu chuveiro. Portanto, essa é uma análise profissional que deve ser feita com cautela e sabedoria.

O que fazer com a resistência?

Algumas pessoas optam por reaproveitar uma resistência danificada, quando ela não está queimada. Entretanto, NUNCA faça essa ação. Isso porque, é uma atitude extremamente perigosa que pode causar danos gerais ao aparelho, além do risco de curto-circuito e incêndio no ambiente todo. Por isso, se sua resistência sofreu qualquer dano, é hora de escolher uma nova.

Como colocar resistência no chuveiro Lorenzetti

É fundamental desligar o disjuntor para instalar ou fazer manutenção de qualquer peça no seu aparelho. Dessa forma, para maior segurança e conforto, opte sempre pelas resistências originais da marca. Embora o sistema de aquecimento de água tenha fácil instalação, é preciso manter o cuidado. Por fim, verifique se a sua corrente elétrica é eficiente para garantir o desempenho total do aparelho.

Por que o chuveiro queima mais no inverno?

Nessa estação, as baixas temperaturas levam as pessoas a diminuir o fluxo de água, ou seja, abrir menos o registro. Isso é feito com o objetivo de tentar aquecer a água o máximo possível. Embora seja uma atitude natural, pode proporcionar alguns riscos para o chuveiro.

O que o inverno tem a ver com isso?

Como citamos, é comum que a resistência do chuveiro elétrico queime nessa época, por não estar totalmente imersa na água. Entretanto, existem fatores além do inverno, que contribuem para a queima da resistência, como por exemplo, a falta de água na caixa d' água para essa finalidade.

Pouca água pode fazer o chuveiro queimar?

Se uma quantidade menor de água passa pela resistência, acaba forçando seu funcionamento e eleva o desgaste da peça. Isso quer dizer que terá menos água para absorver a energia térmica e, por isso, a resistência não será totalmente resfriada. Desse modo, devido ao esforço exagerado, a resistência vai esquentar demais e tende a queimar, podendo inclusive arrebentar dentro do chuveiro elétrico.

Sua cidade também pode ser a culpada

Calma, não precisa começar a reclamar que a culpa é onde você mora, a gente explica! Em algumas regiões do Brasil, o inverno costuma ser extremamente úmido e, principalmente em ambientes como os banheiros, o índice de umidade também tende a aumentar.

Chuveiro com fluxo de água e fumaça em volta

Essa situação pode levar a problemas maiores, umedecendo demais os fios e fazendo com que entrem em curto-circuito e peguem fogo. Por isso, o cuidado deve ser redobrado nesses casos, evitando as emendas com fita isolanteusando conectores para uma instalação segura do chuveiro.

5 Dicas de como evitar que o chuveiro queime

A queima na resistência do chuveiro é um problema comum, que no inverno tende a vir com mais força. Porém, para evitar que isso aconteça e interfira justamente o seu banho, existem algumas dicas especiais para te ajudar. Confira cada uma delas na lista a seguir:

  1. Use a opção "inverno" do chuveiro, com sabedoria: Em dias mais quentes, opte pela configuração de "verão" para não forçar a resistência;
  2. Abra bastante o chuveiro: Aumente a pressão da água e deixe o fluxo dela ser contínuo. Assim, a resistência fica totalmente imersa na água;
  3. Verifique se há fios derretidos ou emendado: Eles podem levar ao superaquecimento do sistema, por isso, evite-os ao máximo;
  4. Faça a troca de temperatura com o chuveiro desligado: Evite assim, o desgaste da resistência;
  5. Não tenha banhos muito longos: Seja breve e assim, economize na água e também no chuveiro.

Se mesmo com esses cuidados você ainda tiver problemas com resistências e chuveiros queimados, não se preocupe. No site da Ferramentas Kennedy tem tudo o que você precisa para resolver esse momento. Desde chuveiros, peças de reposição até ferramentas para realizar a manutenção.

Outros tipos de chuveiro que você precisa conhecer

Existem também, diferentes modelos de chuveiros, como por exemplo, a gás, pressurizado, eletrônico, digital, solar e blindado. Além desses todos, é possível encontrar a ducha e o híbrido, que une dois tipos para um melhor desempenho no banho.

Dicas para escolher o melhor chuveiro

Comece pela potência, quanto maior, mais capacidade para esquentar a água o modelo terá. Em seguida, veja se a rede elétrica do seu ambiente suporta o chuveiro instalado. Entretanto, do eletrônico ao com aquecedor a gás, se você quer contribuir com o meio ambiente até mesmo durante o banho, opte pela ducha com aquecimento solar.

A pressão da água pode queimar o chuveiro

A pressão da água em sua casa também deve ser levada em consideração na hora de escolher aquele chuveiro ideal. Por isso, antes de adquirir um modelo que seja super atrativo, tenha em mente todos os fatores que podem influenciar no desempenho do equipamento.

Modelo de chuveiro elétrico ligado

Como já citado, quando essa pressão é muito abaixo do necessário, a resistência se esforça muito, provocando a queima. Portanto, leve em conta todas as dicas desse artigo, e você não sofrerá com a perda de resistências e também, chuveiros.