Quais ferramentas são necessárias para começar sua marcenaria?

1328 14/02/2020

Quais ferramentas são necessárias para começar sua marcenaria?

Investimento para começar é baixo e exige ferramentas fáceis de usar. Veja algumas dicas

Se você quer montar uma mercearia em casa, seja para trabalhar profissionalmente ou somente por hobbie, mas tem medo de que o investimento necessário seja muito alto, pode saber que não é bem assim. As ferramentas necessárias para começar a sua marcenaria são baratas e fáceis de usar - pelo menos no início.

Veja abaixo quais são as ferramentas necessárias para começar:

Marcadores e medidores (trena, régua de aço, riscadores, esquadro, etc)

Antes de cortar e montar, o primeiro passo é fazer os desenhos. Para isso, algumas ferramentas são necessárias. É o caso, por exemplo, do esquadro de marceneiro, um acessório fundamental para fazer desenhos precisos. Da mesma força, uma boa régua de aço, que garanta durabilidade, é outra ferramenta necessária.

Para medir o tamanho de suas peças, uma trena simples já é suficiente. Agora, para fazer marcações, talvez lápis e caneta não bastem, principalmente em peças de madeira mais escura. Para resolver esse problema, um bom riscador pode ser a solução.

Serras (tico-tico, circular, etc)

Depois de desenhar, é hora de fazer os cortes. As serras são parte fundamental de qualquer marcenaria que queira fazer o trabalho completo. Outra possibilidade é terceirizar essa parte do serviço para uma madeireira ou outro local que tenha as ferramentas necessárias para realizar os cortes que você desenhou. 

Caso deseje você mesmo fazer os cortes, então é bom investir em serras de qualidade e capazes de realizar cortes em diferentes posições e formatos. Serras tico-tico são ideais para esse serviço pela sua versatilidade e resultado. Serras circulares também são recomendadas para trabalho em marcenaria e podem realizar a maior parte dos cortes necessários. Outra excelente opção são os serrotes japoneses, ferramentas que fazem cortes leves e fáceis, facilitando muito o trabalho.

Acessórios (grampos, plainas, etc)

Além do desenho e dos cortes, ferramentas específicas são necessárias para alguns detalhes específicos do trabalho na marcenaria. Um exemplo disso são os grampos, que servem para segurar objetos de determinado jeito ou em determinado lugar para que o serviço seja feito. As plainas são as ferramentas ideais para fazer desbastes limpos e precisos, enquanto formões são essenciais para fazer os encaixes.

A Ferramentas Kennedy tem tudo o que você precisa para começar a sua marcenaria. Navegue em nosso site ou visite uma de nossas lojas para encontrar as melhores ferramentas pelos melhores preços!

Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?