Quais são os cuidados para colocar uma planta trepadeira em casa?

588 25/05/2020

Quais são os cuidados para colocar uma planta trepadeira em casa?

Veja como colocar uma bela trepadeira na sua sala sem prejudicar a funcionalidade do ambiente

Colocar plantas para decorar a casa tem se tornado muito popular nos últimos tempos. Além de bonitas, elas podem dar vida e frescor para qualquer ambiente. Uma das escolhas mais ousadas e bonitas de plantas para se ter em casa são as trepadeiras. Elas crescem de maneira única, dando à sua sala um aspecto bastante particular.

Para que sua trepadeira se desenvolva de maneira saudável e controlada, porém, é preciso tomar alguns cuidados.Veja abaixo algumas dicas: 

Atente-se à espécie

A maioria das trepadeiras prefere o ambiente externo para se desenvolver. Elas escalam muros e cercas em busca de luz, portanto devem ficar onde isso é possível de alcançar. Porém, algumas espécies podem viver em ambientes internos, locais que possuem luz, mas não precisam ser o tempo todo iluminados.

É o caso da Jibóia (Epipremnum pinnatum), uma trepadeira muito resistente que pode viver em ambientes com meia sombra. Além de poder subir pelas paredes, ela pode ser colocada em vasos suspensos pendurados no teto e ser deixada livre para se desenvolver.

Outras boas opções são o Filodendro e a Costela-de-Adão.

Apoio

Depois de escolher sua planta, é preciso delimitar um espaço para ela na sua casa. Trepadeiras precisam ser limitadas e podadas periodicamente para não tomarem conta de todo o ambiente. Se você não gosta da ideia de um vaso suspenso, sua trepadeira precisará de um apoio para crescer livre. Este pode ser uma treliça,um armário ou a própria parede.

Indique o caminho

Trepadeiras crescem agarradas no primeiro apoio que encontram pela frente. Por isso, é importante “indicar” o caminho que você quer que ela cresça para evitar um desenvolvimento desordenado, que poderá atrapalhar a abertura de móveis ou mesmo a movimentação dentro da casa.

Essa indicação deve ser feita com os apoios que você escolheu para sua planta. Coloque-os de modo que ela cresça para o lado que você quer, evitando os locais indevidos.

Outros cuidados incluem cuidados gerais com plantas: pesquise sobre a quantidade de água e luminosidade que sua espécie de trepadeira precisa e cuide bem dela! Se precisar de ajuda com equipamentos para jardinagem, conte com a Ferramentas Kennedy!

Sugestões da categoria

Mais itens

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!