5440 22/11/2019

Quais são os tipos de motobomba e bomba d´água?

Equipamentos possuem funções distintas. Veja aqui como evitar confusões. Imagem: Blog Sol e água

Se você é um apaixonado por ferramentas, já deve ter visto nas lojas e sites ofertas de motobombas e bombas d’água, não é mesmo? Na verdade, esses dois termos se referem a uma ferramenta que possui funções distintas. Veja abaixo como encontrar a ferramenta que você está procurando.

Movimentação e praticidade

A principal função de uma motobomba (equipamento que muitas vezes também é chamado de bomba d’água) é mover água de um lugar para outro. Essa função é extremamente útil em residências, fazendas, prédios e indústrias. Uma motobomba facilita o abastecimento de água nestes locais, caso o abastecimento precise ser feito em uma caixa d’água muito alta, na qual a pressão da água da rua não é suficiente, por exemplo. Por outro lado, elas também podem ajudar na retirada de água suja de um local que sofreu com um alagamento..

 

Bombas d’água podem funcionar tanto embaixo quanto fora da água, dependendo do modelo escolhido. Aquelas que podem ser submersas tem seus componentes elétricos selados, o que permite que elas funcionem continuamente embaixo da água. Aquelas que funcionam fora da água são chamadas de periféricas. Sua vantagem é que seus componentes são de fácil acesso, o que permite consertos mais fáceis e simples.

Qualidade da água na sua piscina

As motobombas também são integrante do sistema de filtros das piscinas. Elas ajudam a bombear a água para mantê-la em movimento e também ajudam a espalhar os produtos químicos que mantêm a piscina limpa e livre de bactérias.

 

Os dois principai modelos de motobombas são a centrífuga autoaspirante e a motobomba de velocidade variável. A primeira é usada normalmente em piscinas residenciais, enquanto a segunda possui um preço mais alto e normalmente é utilizada em piscinas maiores.

Bombas periféricas e centrífugas

Existem ainda outros tipos de bombas que podem auxiliar no manejo da água tanto em residências quanto em hotéis, fazendas e todo o tipo de lugar e serviço. Bombas centrífugas, por exemplo, são muito usadas na construção civil e na indústria em geral. Sua principal função é mover líquidos de baixo pra cima, já que elas têm a capacidade de elevar o líquido para fazer a movimentação.

 

Já as bombas periféricas são motobombas que ajudam na movimentação de água limpa de um reservatório a outro, principalmente no sentido vertical, como para uma caixa d’água, por exemplo.

 

Para saber exatamente qual produto comprar, preste bastante atenção na embalagem e nas especificações. Se persistirem as dúvidas, pergunte para o atendente qual é a função daquele aparelho. Para encontrar estes e outros produtos, acesse o site da Ferramentas Kennedy e descubra um mundo inteiro de ferramentas e acessórios!

 

Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?