Quais são os tipos de motobomba e bomba d´água?

12945 12/12/2023

Quais são os tipos de motobomba e bomba d´água?

Você sabe diferenciar essas máquinas tão importantes na movimentação e tratamento da água? Nesse artigo, vamos abordar em detalhes cada uma delas

Motobomba e Bomba d'água é a mesma coisa?

Vamos começar explicando que os dois termos não se referem a mesma ferramenta. Isso porque, ambas desempenham funções diferentes. A primeira possibilita o transporte da água de um local para outro, como por exemplo, ao abastecer caixas d'água ou em drenagem de áreas alagadas.

Já a bomba d'água, se refere a um componente, presente em vários tipos de bombas, incluindo as próprias motobombas e outras, que podem ser usadas para diferentes finalidades como irrigação ou em circulações de água em piscinas. Tudo vai depender da finalidade que você precisa para utilizá-la.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Principal diferença entre uma motobomba e a bomba d'água

A principal diferença entre essas máquinas está na configuração e funcionalidade. A motobomba combina motor e bomba em uma única unidade, enquanto a bomba d'água é o componente que move a água e pode ser utilizada em diversos sistemas e configurações diferentes.

O que é uma Motobomba

É um equipamento completo que combina um motor a combustão (como gasolina ou diesel) ou elétrico com uma bomba. Ela é projetada para mover água de um lugar para outro, muitas vezes sendo portátil e autônoma. É muito utilizada em aplicações como irrigação de campos, drenagem de áreas alagadas e bombeamento de água de poços.

Bomba d'água

Essa por outro lado, é uma parte da máquina que move a água. Ela pode ser usada em conjunto com um motor ou fonte de energia separada, como um motor elétrico ou um motor a gasolina/diesel. Esse equipamento é muito comum em sistemas de abastecimento de água em residências, piscinas, fontes e sistemas de aquecimento/refrigeração.

Foto de uma máquina motobomba tratando a água de uma piscina grande

Tipos de Motobombas

Existem outras versões deste item para diferentes aplicações que atendem desde residências até indústrias. As centrífugas, por exemplo, são usadas na construção civil e no ramo industrial. A principal função dela é movimentar líquidos de baixo para cima, elevando o fluido para o transporte.

Motobomba periférica

Esse modelo funciona fora da água e tem componentes acessíveis, o que torna seus reparos mais simples. Esse modelo é específico para a movimentação de água limpa entre reservatórios, como no abastecimento de uma caixa d’água.

Como a motobomba funciona

Algumas dessas máquinas funcionam tanto submersas quanto fora da água, o que vai depender do modelo que você está precisando. Nesse sentido, as bombas submersíveis têm seus componentes elétricos selados com o sistema de hermética, o que permite uma operação contínua e segura mesmo sob a água.

Onde a motobomba é utilizada

Com a função principal de mover água de um local ao outro, essa máquina é ideal para muitos cenários. Por isso, você que mora em uma casa, fazenda, ou atua em edifícios comerciais e industriais com abastecimento de pouca pressão na rede pública, esse modelo é a solução. Além disso, essa versão participa na drenagem de áreas alagadas, removendo água suja e inundada.

Motobomba para piscina

Essas máquinas também são essenciais nos sistemas de filtragem das piscinas. Isso porque, elas servem para bombear a água, mantendo-a em movimento e contribuindo com a distribuição de produtos químicos utilizados para manter a piscina limpa e livre de bactérias.

Nesse modelo, existem duas principais versões de motobombas: centrífuga autoaspirante e de velocidade variável. A primeira é muito usada em piscinas residenciais, enquanto a segunda, embora tenha um preço mais elevado, é ideal para piscinas de maior porte.

Qual modelo escolher?

Com as informações colocadas nos parágrafos anteriores é possível identificar qual modelo você vai precisar. De forma resumida, antes de adquirir uma dessas máquinas é preciso saber para qual finalidade ela será usada. De acordo com as características, você saberá fazer a melhor escolha.

Foto de uma bomba de água

Mas para garantir que você esteja escolhendo a ferramenta ideal para sua necessidade, é essencial prestar atenção nas informações da embalagem e nas especificações técnicas. Se surgirem dúvidas, não hesite em consultar um atendente especializado para esclarecimentos adicionais.

Onde comprar Motobomba e Bomba d'água

Na Ferramentas Kennedy, você encontra uma ampla variedade de ferramentas e acessórios, incluindo esses importantes equipamentos para tratamento e movimentação de água. Por isso, não deixe de explorar nosso catálogo online e descobrir um mundo de opções para facilitar ainda mais seu trabalho.