Qual é a diferença entre marcenaria e carpintaria?

2364 19/03/2020

Qual é a diferença entre marcenaria e carpintaria?

Profissões são celebradas em 19 de março. Veja aqui quais são as diferenças fundamentais entre estes ofícios

Dia 19 de março é Dia do Marceneiro e do Carpinteiro, profissionais que desempenham estes belos e cuidadosos ofícios. Para celebrar essa data, vamos responder uma pergunta que muita gente se faz: afinal, qual é a diferença entre marceneiros e carpinteiros?

Manejo da madeira

Apesar de serem ofícios parecidos, a marcenaria e a carpintaria possuem algumas diferenças fundamentais. A principal delas é em relação ao manejo da madeira. A carpintaria é voltada para uma produção mais industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo.

A marcenaria, por outro lado, possui processos mais artísticos e mais detalhistas, e é voltada para a fabricação de móveis planejados, por exemplo. A marcenaria nasceu a partir da carpintaria, através de uma necessidade de trabalhos mais detalhados e delicados.

Tipo de madeira

Outra diferença entre esses dois ofícios está na qualidade da madeira utilizada por cada um. A marcenaria lida com madeiras nobres e de boa qualidade, uma vez que os móveis e enfeites feitos pelos marceneiros exigem este material de qualidade superior.

- Quais ferramentas são necessárias para começar sua marcenaria?

- Como montar sua marcenaria em 5 dicas essenciais!

Já a carpintaria normalmente lida com a madeira maciça, em seu estado natural. Como a produção é mais rápida e objetiva, esse tipo de madeira cumpre bem seu papel.

 

A Ferramentas Kennedy possui todas as ferramentas necessárias para o trabalho de carpinteiros e marceneiros. Navegue em nosso site e confira tudo o que temos a oferecer- e parabéns aos marceneiros e carpinteiros pelo seu dia!

Sugestões da categoria

Mais itens

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!