Qual é o papel do mestre de obras?

Responsável por fazer o projeto acontecer, o mestre de obras é quem dá vida em cada processo

Você provavelmente já ouviu falar sobre o mestre de obras, certo? É comum muita gente achar que esse profissional faz o mesmo que um engenheiro, mas são funções bem diferentes. Saiba tudo sobre a profissão de mestre de obras!

O que é um mestre de obras?

O mestre de obras é um profissional que trabalha como o líder de uma obra, responsável pela organização em geral do trabalho de diversos outros profissionais.

O que faz o mestre de obras?

Confira algumas das funções mais importantes desse profissional:

  • Organizar a equipe e distribuir as tarefas de acordo com a habilidade de cada um;

  • Analisar toda a construção do projeto junto aos engenheiros e arquitetos;

  • Orientar a correta instalação do canteiro de obras, visando melhor organização do ambiente de trabalho;

  • Conferir todos os materiais comprados;

  • Garantir as normas de segurança no trabalho;

  • Garantir que a equipe faça o uso de equipamentos de proteção individual;

  • Evitar desperdícios de materiais;

  • Manter seus superiores informados sobre o andamento do projeto.

Qual a diferença entre pedreiro e mestre de obras?

A diferença é que o mestre de obras solicita e coordena e os pedreiros são os que executam na prática, junto aos ajudantes.

O que o mestre de obras precisa saber?

Esse profissional, como o responsável por acompanhar tudo do início ao fim do projeto, precisa de experiência no mundo da construção, por isso, normalmente conta com pelo menos 5 anos de experiência na área.

Além disso, o mestre de obras está sempre em contato com pessoas, e por isso deve ser um gestor de crise, um verdadeiro líder. Para isso, cursos de liderança podem ser uma boa ideia.
Por fim, o mestre de obras também pode ter uma formação específica.

Qual curso fazer para ser um mestre de obras?

É normal que muita gente confunda o mestre de obras com o engenheiro responsável. Entretanto, não há uma graduação específica para ser um mestre de obras. 

Porém, já existem alguns cursos técnicos específicos para essa área e que podem contribuir muito para quem deseja assumir essa função. O SENAI e órgãos semelhantes possuem alguns cursos nessa área, que costumam exigir idade mínima de 18 anos, nível fundamental e experiência de ao menos 5 anos na construção civil. O curso, no entanto, não é obrigatório.

Porém, já existem alguns cursos técnicos específicos para essa área e que podem contribuir muito para quem deseja assumir essa função. O SENAI e órgãos semelhantes possuem alguns cursos nessa área, que costumam exigir idade mínima de 18 anos, nível fundamental e experiência de ao menos 5 anos na construção civil.

Você é um mestre de obras ou deseja trabalhar como um? Então acesse o site da Ferramentas Kennedy. Por lá, você encontra produtos, acessórios e ferramentas essenciais para tornar o trabalho na construção civil muito mais fácil e eficiente!

Sugestões da categoria

mais ofertas