Qual graxa usar para cada aplicação?

308 28/04/2021

Qual graxa usar para cada aplicação?

Este produto é muito importante para lubrificar e manter o bom funcionamento de máquinas e veículos

Provavelmente você já usou algum tipo de graxa ou lubrificante para suas ferramentas, máquinas ou automóveis. Mas você sabe como escolher a graxa correta para cada aplicação? É o que você vai aprender nesse material!

A graxa

Graxas são substâncias viscosas à base de óleo e outros compostos. A principal ideia da graxa é lubrificar máquinas e equipamentos.

Por lubrificar, entenda-se diminuir o atrito e fazer com que a ferramenta funcione de forma adequada. 

Funções da graxa

Além de lubrificar, a graxa também protege os componentes contra a contaminação. Dessa forma, ferramentas lubrificadas são menos suscetíveis à corrosão.

Além disso, com a lubrificação, as peças ganham maior vida útil, inclusive melhorando funções e dando uma nova vida para ferramentas antigas.

Tipos de graxas

Existe uma série de tipos de graxas, cada uma voltada para um tipo de lubrificação. Confira as principais:

Graxa à base de cálcio: este tipo de graxa é altamente resistente à água e, por isso, é utilizada em bombas, veículos e cabos de aço. É uma graxa comum, de fácil acesso e resistente até 77ºC.

Graxa à base de sódio: este é um tipo de graxa que não resiste à água, mas aguenta temperaturas até 150ºC. Desta forma, é usada para proteger contra a corrosão e proporcionar aderência aos componentes.

Graxa à base de lítio: esta é uma graxa que tem como principal característica uma boa aderência a superfícies metálicas. Desta forma, é ótima para diminuir o atrito.

Qual graxa devo usar?

A escolha da graxa vai depender do uso. Embora todas elas sejam úteis, cada graxa vai ser mais benéfica para um tipo de aplicação.

Para os motores, opte por uma graxa automotiva que seja a base de sódio. Dessa forma, ela resiste à temperatura.

Para engrenagens e máquinas, as graxas de lítio podem ser uma boa opção.

No caso de componentes de máquinas que envolvem o uso de água, prefira uma graxa resistente à umidade - ou seja, com base de cálcio.

Para ferramentas pequenas, um lubrificante pode ser o suficiente. Existem ainda outros químicos que podem ser utilizados.

Aproveite e leia: Para que servem os produtos químicos e lubrificantes para ferramentas?

Já sabe quais são os tipos de graxa e como utilizá-la? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para comprar a sua graxa. São diversas opções disponíveis!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!