Conheça os diferentes tipos de pisos para esse espaço
Estrutura importante da casa e que merece atenção especial, o tipo de piso da garagem deve ser bem escolhido, pois pode sofrer danos dependendo do peso do veículo, dificultar as manobras no espaço e ser um material difícil de manter e limpar.
Conhecer os tipos de superfícies disponíveis é fundamental para fazer boas escolhas e construir um ambiente com boa usabilidade.
Continue lendo para saber mais sobre os principais tipos de pisos de garagem:
Tipos de pisos
Piso de concreto
Também conhecido como contrapiso, é uma das opções mais utilizadas, principalmente para quem não quer investir muito no espaço. Os pisos de concreto dão mais aderência aos pneus, portanto não escorregam. Se você quiser fazer alterações, pode colocar outro tipo de piso em cima. Porém, tendem a acumular mais sujeira com o passar do tempo, dificultando a limpeza.
Porcelanato
Elegante, moderno e durável, é uma excelente escolha para garagens internas. Os porcelanatos são mais duráveis que os de cerâmica. Por não absorver água, torna-se um material fácil de limpar. Mas fique atento ao escolher um modelo, opte sempre pelo antiderrapante.
Piso emborrachado
Tem mais textura, por isso proporciona mais aderência. Não é escorregadio e não causa barulhos altos devido ao atrito dos pneus. A única desvantagem é que os pisos de borracha costumam ser mais difíceis de limpar.
Piso cerâmico liso
Amplamente utilizado por ser uma opção barata e fácil de instalar e limpar. É importante escolher um piso cerâmico antiderrapante para evitar possíveis acidentes. Embora muito versátil, a maior desvantagem é o ruído criado pelo atrito dos pneus no solo.
Piso de pedras
Apesar do alto custo em relação a outros tipos de pisos, usar pedra na garagem é uma ótima opção para quem busca um visual sofisticado e resistente. Os mais utilizados são: ardósia e pedra portuguesa.
Concregrama
Esse tipo de piso possui espaços de concreto preenchidos com grama e é altamente recomendado para áreas abertas que precisam permitir o escoamento da água da chuva. Além de muito bonito, é uma alternativa sustentável.
Ferramentas para colocação de pisos
Os profissionais responsáveis pela aplicação e acabamento de azulejos, revestimentos e porcelanatos em paredes e pisos são os azulejistas. Algumas ferramentas úteis que eles não podem viver sem são: desempenadeira dentada - para aplicar argamassa, máquina de corte - para cortar pisos, e niveladores de piso - para nivelar e manter o espaçamento adequado entre as placas.
Leia também: Confira as ferramentas para o profissional azulejista
Vários fatores devem ser considerados na hora de escolher o piso ideal para sua garagem, portanto, avalie: se é para área interna ou externa; a facilidade de manutenção e limpeza; sua resistência; durabilidade e custo-benefício.
Qual tipo de piso é o seu preferido na garagem? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para encontrar todas as ferramentas necessárias para a aplicação de revestimentos e outros materiais de construção.