Saiba como usar parafusadeira com controle de torque

15843 14/01/2022

Saiba como usar parafusadeira com controle de torque

Você sabe o que é o controle de torque? Conheça mais sobre essa funcionalidade das parafusadeiras no conteúdo a seguir 
 
Uma funcionalidade essencial para garantir melhores acabamentos, o controle de torque nas parafusadeiras traz esse e mais benefícios para o seu trabalho. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos a seguir! 

O que é o controle de torque? 

O controle de torque nada mais é do que o comando da força sobre o parafuso que está sendo apertado, impedindo que ele seja enterrado no material que está sendo trabalhado. Ou seja, é um sistema que irá controlar ou graduar o quanto de força a sua parafusadeira irá exercer sobre o parafuso. Isso serve para que você possa parar o parafuso no ponto certo, sem grandes dificuldades, minimizando possíveis erros.

Basicamente, existem 3 tipos de controle de torque em parafusadeiras: 

Controle Mecânico 


É o controle de torque simples e efetivo, no qual há uma roda com os níveis para serem selecionados antes do mandril. Este sistema conta com uma embreagem interna e, quando chega a um certo ponto - aquele que você selecionou ou calibrou, o mandril para de girar.   

Controle Eletrônico 

Neste tipo de parafusadeira, também há um seletor com qual você consegue controlar, eletronicamente, a quantidade de energia que está indo para o corpo da ferramenta. A parafusadeira com torque eletrônico tende a ser menos sensível e, por isso, o controle pode não ser suficiente para parar o mandril em algumas situações, como em parafusos pequenos.   
 
Em parafusadeiras que possuem o controle de velocidade, ela também é usada para fazer o controle de torque. Neste caso, numa mesma posição, ela pode ter duas forças de torque completamente diferentes. 

Controle Automático 

Já as parafusadeiras com controle de torque automático são uma grande inovação, pois permitem que o operador maneje a ferramenta até que o torque determinado pelo fabricante seja atingido. Nesse momento, a parafusadeira para automaticamente. Se o operador continuar com o dedo no gatilho, a ferramenta entra em um modo pulsante em que o parafuso é apertado aos poucos. 
 
Gostou de saber mais sobre este assunto? Então que tal aprender a escolher a parafusadeira ideal para você
 

Sugestões da categoria

mais ofertas