Segurança no trabalho: quais os equipamentos necessários para cada profissão

12948 14/04/2022

Segurança no trabalho: quais os equipamentos necessários para cada profissão

Os EPIs certos garantem que as tarefas sejam executadas com eficiência e segurança no trabalho 

Em qualquer ocupação, manter um ambiente de trabalho seguro é fundamental para a saúde e para a integridade física dos funcionários.  

De paisagistas a eletricistas, de médicos a bombeiros, toda ocupação tem seus riscos. Os empregadores são, portanto, responsáveis por proteger seus funcionários, e cada profissional deve estar comprometido em fazer uso adequado de todos os equipamentos de proteção. 

Segurança no trabalho em primeiro lugar 

A Norma Regulamentadora nº 6 é responsável por proteger os trabalhadores em todas as áreas de uma empresa e reduzir a ameaça ou risco de qualquer tipo de acidente de trabalho.  

Ela estabelece uma série de obrigações quanto à execução de serviços e equipamentos de proteção individuais (EPIs) necessários para garantir que todos os profissionais estejam devidamente seguros. Também garante que a empresa contratante forneça EPI gratuitamente a todos que desempenhem uma função de risco. 

Além de fornecer e manter os equipamentos em bom estado, os empregadores também devem instruir, treinar e conscientizar os profissionais sobre a importância e o uso adequado dos EPIs ao longo do trabalho para que o risco de acidentes seja sempre minimizado. 

EPIs necessários por segmento 

Cada ocupação e atividade desempenhada requer equipamentos de proteção específicos para garantir a segurança total. Confira abaixo algumas das recomendações separadas por segmento: 

  1. Construção Civil 

A construção civil é um dos ambientes mais arriscados, pois os profissionais utilizam diversas máquinas, materiais pesados e trabalham com alturas, sendo indispensável o uso de EPIs nessas situações. Aqui estão alguns usos essenciais: 

  1. Indústria Alimentícia 

A indústria alimentícia também exige equipamentos específicos, principalmente para evitar o contato direto com determinados alimentos. Confira quais são: 

  • Avental: uma excelente proteção para o tronco dos funcionários contra queimaduras;
  • Touca de proteção: são descartáveis e necessárias para limpeza e higienização;
  • Manga de PVC: para proteger o braço de respingos;
  • Máscaras: previnem a inalação de partículas ou vapores tóxicos;
  • Botas de segurança: feitas em PVC, possuem função de aderência para evitar que os profissionais escorreguem no local de trabalho;
  • Luvas de malha de aço: proteção das mãos ao usar objetos cortantes;
  • Luvas de Nitrilo: São altamente resistentes a diversos produtos químicos, garantindo melhor tato e flexibilidade.
  1.  Indústria Química 

Trabalhar com produtos químicos, com alto poder corrosivo e intoxicante, causa sérios riscos à saúde. Por isso, o uso de EPIs não pode ser negligenciado: 

  • Óculos: para proteger os olhos de respingos e vapores químicos;
  • Creme Protetor: para evitar queimaduras no corpo;
  • Luvas: protegem as mãos do contato direto com produtos químicos potencialmente corrosivos;
  • Máscaras: para evitar o risco de inalação acidental de produtos químicos; Protegem as vias respiratórias da contaminação por gases tóxicos;
  • Avental: protege a frente do corpo de substâncias contaminantes;
  • Botas e calças: para evitar contato direto com produtos químicos.
  1. Bombeiros, policiais e militares 

Combatem incêndios, garantem a segurança da população e atuam na defesa civil. Esses profissionais devem se proteger com equipamentos de proteção individual como: capacetes, coletes à prova de balas ou salva-vidas, botas de segurança, entre outros. 

  1. Ambientes Hospitalares 

De extrema importância, o uso de EPI na área da saúde evita transmissão de bactérias e microrganismos. 

  • Luvas cirúrgicas (látex ou nitrílica): para operações cirúrgicas, com precisão de proteção contra riscos biológicos e químicos;
  • Máscaras: Protegem o profissional de transmitir e se infectar por gotículas de curta distância, fluidos corporais e sangue;
  • Touca: Evita a queda de cabelo, ideal para uso em hospitais, clínicas, odontologia e consultórios médicos.
  1. Eletricista 

Quem trabalha com a área elétrica deve ter cuidado redobrado. Além de choques elétricos e queimaduras, os profissionais estão expostos a riscos de explosão, incêndio e queda de altura. 

  1. Jardinagem 

A profissão é dividida em diversas funções e ambientes (floreiras de apartamento, quintal, terreno abandonado etc), mas, ao precisar utilizar objetos cortantes (tesouras de poda, cortador de grama etc), e entrar em contato com resíduos tóxicos durante a limpeza do espaço, o uso de EPI é indiscutível. 

  1. Limpeza Profissional 

No campo da limpeza, o papel dos EPIs é garantir que não ocorram acidentes por intoxicação e exposição a produtos químicos. Confira os EPIs mais recomendados: 

Agora que você já conhece os principais equipamentos de proteção por profissão, é só acessar o site da Ferramentas Kennedy para garantir a sua segurança e de seus colaboradores.