Semana da independência: Saiba como consertar seu chuveiro

1566 10/09/2020

Semana da independência: Saiba como consertar seu chuveiro

Queima da resistência é a principal causa de problemas. Saiba mais!

Nada melhor do que um bom banho depois de um longo dia de trabalho, não é mesmo? Mas seu momento de higiene pode ser interrompido com alguma falha ou problema no chuveiro. Para você saber o que aconteceu, e principalmente, conseguir arrumar o chuveiro e aproveitar seu banho, a Ferramentas Kennedy separou as seguintes informações. Confira!

O que aconteceu?

A maioria dos problemas com chuveiro se resumem à resistência queimada. Portanto, para que o aparelho esquente a água novamente é preciso trocar a peça.

Por que a resistência queima?

Problema muito comum durante os dias mais gelados, acontece quando a pressão da água fica abaixo do normal e sobrecarrega a resistência.

Para proteger o chuveiro e prolongar sua vida útil é preciso sempre ter uma boa vazão de água. Porém, nos dias mais frios do ano é comum abrir pouco o chuveiro, para conseguir uma água mais quentinha. Esta prática acaba sobrecarregando a resistência.

A resistência do chuveiro

A resistência é uma pecinha metálica que fica dentro do chuveiro elétrico. Existem diversos tipos de resistências no mercado, portanto, adquira o modelo certo, próprio para o seu chuveiro.

Como trocar a resistência do chuveiro

Para realizar a troca da resistência você precisará de itens como: resistência nova, chave de fenda e alicate pequeno. Com estes materiais em mãos basta seguir os passos abaixo:

  • Desligue o disjuntor: Desta forma você evita choques elétricos;

  • Abra o chuveiro: Encontre a abertura do seu chuveiro elétrico para retirar a resistência queimada. Se preferir, desconecte o aparelho totalmente da fiação para facilitar a remoção da peça;

  • Remova a resistência antiga: Observe bem a posição em que a peça está presa ao chuveiro. Então, com a ajuda de um pequeno alicate puxe a resistência queimada;

  • Coloque a resistência nova: Insira a peça nova com cuidado, na mesma posição que a antiga ocupava;

  • Remonte o chuveiro: Encaixe as partes do seu aparelho da mesma maneira que estava anteriormente;

  • Reinstale o chuveiro: Se você removeu o aparelho da parede, chegou a hora de colocá-lo de volta ao lugar. Não se esqueça também de reconectar a fiação elétrica;

  • Deixe a água fluir: Antes de religar o disjuntor, abra bem o registro do chuveiro e deixe a água fluir por alguns segundos. Desta forma você remove o ar que entrou na câmara e evita que a nova resistência queime ao ligar o aparelho;

  • Ligue o disjuntor: Religue o quadro de energia e teste seu chuveiro na função quente. Pronto, agora é só aproveitar o seu banho quentinho.

Caso seu chuveiro não esteja funcionando mesmo depois de trocar a resistência, é melhor procurar uma ajuda especializada. Pode ser que a rede elétrica da sua residência esteja com problemas ou você precise comprar um chuveiro novo.
 

Viu só como é fácil consertar seu chuveiro e trocar a resistência do aparelho? Aproveite para acessar o blog da Ferramentas Kennedy e tenha acesso a outras dicas valiosas como essa para facilitar o seu dia a dia!