Série: Mulheres de destaque na construção civil - Parte 2

186 14/09/2020

Série: Mulheres de destaque na construção civil - Parte 2

Continue a conhecer estes importantes nomes da história!

Dando continuidade à nossa série especial de posts “Mulheres de destaque na construção civil”, hoje iremos apresentar novos nomes que brilharam na história do setor. Confira!

Enedina Alves Marques

Outro nome marcante no cenário nacional. Enedina foi a primeira mulher negra a se formar engenheira no Brasil.

Filha de doméstica, foi criada na residência do delegado e major Domingos Nascimento Sobrinho, local onde sua mãe trabalhava. Enedina tinha a mesma idade da filha do delegado e foi matriculada nos mesmos colégios em que ela para lhe fazer companhia. Ela aproveitou a oportunidade, se tornou professora e mais tarde ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná.

Dentre suas obras de destaque estão a Usina Capivari-Cachoeira, o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).

Evelyna Bloem Souto

Formada em 1.957, na primeira turma do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a brasileira enfrentou muitos desafios em sua carreira profissional. Ainda durante os estudos, recebeu uma bolsa na França, onde passou por muito preconceito. Evelyna e mais 10 alunos homens foram visitar um túnel que estava sendo feito para ligar a França à Itália, mas não queriam deixar a estudante brasileira entrar e a fizeram se vestir como homem, colocar galochas, prender o cabelo e desenhar barba e bigode no rosto. Só assim ela pode verificar as obras no túnel.

Apesar da ignorância da sociedade, Evelyna teve muito sucesso em sua carreira e continuou suas atividades acadêmicas até conquistar o título de PhD.
 

Gostou de conhecer mais sobre estas duas brasileiras que entraram para a história da engenharia? Então aproveite para conferir também o primeiro episódio da nossa série especial “Mulheres de destaque na construção civil” clicando aqui. E fique ligado para a terceira parte da série que irá ao ar amanhã no blog da Ferramentas Kennedy!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!