Serra de esquadria: qual devo comprar?

5644 24/02/2021

Serra de esquadria: qual devo comprar?

Conheça mais sobre esse tipo de serra, os modelos e como escolher

Existem muitos tipos de serras, para diferentes serviços ou materiais. Dentre eles, existe a serra esquadria. Neste material da Ferramentas Kennedy, aprenda a diferenciar os tipos dessa serra e também descubra como escolher.

O que é a serra de esquadria

A serra de esquadria é uma ferramenta de cortes precisos e angulados em madeira, normalmente entre 45 e 90º. 

A ferramenta ainda é útil para cortar plástico, vinil, alumínio e outros materiais (com a lâmina correta). Tudo vai depender da potência e do modelo da serra de esquadria.

Diferença entre serra de esquadria e serra de meia esquadria

Uma dúvida comum está no nome desse tipo de serra. A verdade é que não há diferença prática, o produto apenas tem duas formas de ser chamado.

Meia esquadria não quer dizer que se trata de uma serra que faz "menos serviços" do que uma chamada de serra esquadria. No entanto, há diferenças na hora de comprar. Confira!

Ângulos para a serra de esquadria

Este tipo de serra tem dois eixos de inclinação. Há o eixo horizontal e o eixo vertical.

No caso do eixo vertical, algumas serras não fazem a inclinação para ambos os lados. Escolher uma serra que se inclina verticalmente para os dois lados pode ser um diferencial para facilitar o corte dentro do seu ambiente de trabalho. No entanto, uma que se incline apenas para um lado também vai fazer o serviço com qualidade.

Tipos e como escolher

Existem alguns tipos principais de serras de esquadria e é importante entendê-los para escolher o que mais se encaixa a sua necessidade.

As serras convencionais têm lâminas de 8 a 12'', são bastante precisas e são úteis para os serviços em geral, contando com o braço fixo.

Já a serra telescópica tem o braço móvel e por isso pode percorrer uma maior distância durante o corte, cortando madeira de até 30 cm. Dessa forma, são serras para uso profissional, seja na carpintaria ou na indústria moveleira. 

Conheça dois modelos

Serra de Esquadria 1800W Worker

Essa serra fixa tem ótima capacidade de corte e 1800W de potência. É extremamente precisa e conta com morsa e apoios laterais para facilitar o corte em peças mais compridas. 

Serra Esquadria Telescópica 10" 1800W Worker

Essa serra da Worker é ideal para cortes profissionais, da madeira até o alumínio e outros materiais. A potência de 1800W permite uma rotação a 4000 rpm. Por ser telescópica, tem uma maior capacidade de corte. A inclinação do braço, isto é, da angulação vertical, é para a esquerda.


Conheceu as serras de esquadria? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira muito mais opções de serras e outras ferramentas.