Soquete estriado: o que é e para que serve?

13898 04/01/2022

Soquete estriado: o que é e para que serve?

Conheça um dos principais tipos de soquete, sua função e compare com o soquete sextavado

Você provavelmente já ouviu falar em soquete, jogo de soquetes ou até mesmo jogo de cachimbos. Entre os tipos de soquete, existe o estriado. Conheça mais sobre esse acessório!

O que é o soquete?

O soquete, ou cachimbo, é um acessório voltado para o aperto e desaperto de porcas e parafusos. É normalmente vendido em jogos ou kits.

O soquete, quando manual, é voltado para uso em chaves de catraca, alcançando locais de mais difícil acesso. É ele que tem acabamento cromado (prateado e brilhante).

O soquete de impacto, por sua vez, é voltado para uso ou em chaves de catraca ou em ferramentas elétricas e pneumáticas, como chaves de impacto. Estes têm acabamento fosfatado (fosco e mais escuro).

O que é o soquete estriado?


soquete estriado
A variação estriada de soquete é caracterizada por ter 12 pontos de encaixe, ou seja, é fácil ver de olho, já que o desenho interno é um tipo de estrela com 12 pontas.

Para que serve o soquete estriado?

A função do soquete estriado é fazer o aperto de porcas e parafusos sextavados.

No caso do estriado, a porca ou parafuso adere melhor, já que o soquete se apoia nas quinas e não nas faces das peças durante o serviço de aperto ou desaperto.

Isso permite mais precisão, além de uma maior amplitude de aperto, com mais ângulos. Esta característica também permite que seja mais fácil remover porcas e parafusos desgastados e com quinas mais arredondadas.

Qual usar: soquete estriado ou soquete sextavado?


soquete sextavado
O soquete sextavado serve para parafusos sextavados, mas tem 6 pontos de encaixe e serve para acomodar as faces dos parafusos e porcas.

Ou seja, o sextavado tem a metade dos pontos de contato do estriado. No entanto, a vantagem do sextavado é que suporta mais torque.

Por isso, você pode e deve usar os dois tipos de soquetes. A diferença é que o estriado é voltado para serviços mais finos, enquanto o sextavado suporta mais torque - ideal para finalização.

Tamanho dos soquetes

Tanto para soquetes estriados quanto para sextavados, é importante sempre usar soquetes compatíveis com os parafusos e porcas.

Ou seja, use encaixes em polegadas para parafusos e porcas medidos em polegadas, na dimensão correta.

Os encaixes em milímetros, por sua vez, devem ser usados em peças medidas também em milímetros, também com a mesma dimensão.

Ah, e não se esqueça da regra: quanto maior a dimensão do encaixe, maior torque ele suporta.

Entendeu mais sobre este acessório importantíssimo? Aproveite e conheça os modelos de soquete estriado disponíveis no site da Ferramentas Kennedy.
 

Sugestões da categoria

mais ofertas