Teste de rele: o que é e como testar?

155 20/06/2022

Teste de rele: o que é e como testar?

Conheça mais sobre este importante equipamento para testar curtos-circuitos e relés 

Equipamento eletroeletrônico muito importante, amplamente utilizado em indústrias, oficinas mecânicas, auto elétricas, até em reparos de eletrodomésticos e outros campos que envolvem componentes eletrônicos. Conheça mais sobre o teste de rele: 

O que é Teste de Rele? 

É ótimo para identificar curtos-circuitos e contatos invertidos. Funciona sem a necessidade de cabos de conexão ou da bateria do veículo, apenas com pilhas. Ideal para testar relés de até 4 e 5 pinos, de buzina, farol de milha, ar condicionado, entre outros. 

Por ser muito fácil testar o relé com este equipamento, ele pode controlar circuitos de altas correntes e fornecer diagnósticos mais rápidos aos clientes. 

teste de rele

Como usar o Teste de Rele? 

Seu objetivo principal é avaliar o chaveamento de circuitos. Ou seja, você encaixa o relé no espaço de acordo com a quantidade de pinos e o dispositivo é acionado eletricamente. A bobina interna recebe energia da corrente e muda de "desligado" para "ligado" e vice-versa.  

Com este recurso é possível verificar: se o relé está funcionando adequadamente, o sinal piscará e, se estiver queimado, manterá a luz de identificação acesa. 

Vantagens do aparelho 

  • Ótimo para testar a condição de relés automotivos; 
  • Auxilia na avalição e configuração dos pinos; 
  • Portátil, pequeno e fácil de transportar; 
  • Oferece mais agilidade no diagnóstico; 
  • Preciso e eficiente. 

Não dá para ficar sem um Teste de Rele! Acesse o site da Ferramentas Kennedy e aproveite as condições especiais da campanha Oficina Renovada.