Tipos de tesouras: conheça todas as opções

Descubra a utilidade de todos os tipos de tesoura

Cortar papel na escola ou no trabalho ou usar na cozinha: esses são os usos mais comuns das tesouras. Mas existem muitas outras funções desempenhadas por tesouras! Conheça todos os tipos de tesouras e suas funções.

De onde surgiu a tesoura?

Definir uma tesoura é simples: é uma ferramenta composta por duas lâminas de corte que se movimentam por meio de um eixo comum. 

Mas você tem ideia de qual é a história da tesoura? A versão mais antiga desse objeto encontrado tem origem na Mesopotâmia, entre 3 a 4 mil anos atrás! Essa tesoura era feita de bronze. 

Vamos voltar para os tempos atuais e falar dos tipos!

Tipos de tesoura

Tesoura de uso geral

tesoura de uso geral

Esse modelo é anatômico e voltado para uso doméstico e em escritório. É o tipo de tesoura para cortar papel, fita, papelão e até mesmo utilizar na cozinha com embalagens e alimentos. Existem modelos maiores e menores.

Tesoura de poda

tesoura de poda

Queridinha dos jardineiros, a tesoura de poda é um modelo com lâminas mais grossas e resistentes. São tesouras voltadas para cortar folhas, arbustos e até galhos mais grossos.

Tesoura de alfaiate

tesoura de alfaiate

Como o nome diz, esse tipo é feito para corte de pano e calçados, especificamente para o trabalho de alfaiataria. A característica principal dessa tesoura é contar com as lâminas bem grandes e longas.

Tesoura de aviação

tesoura de aviação

Essa tesoura, também conhecida como tesoura para chapa ou tesoura de funileiro, é voltada para o corte de chapas de diversos tipos de metal e aço. Dessa forma, são tesouras bem reforçadas e voltadas para serviço profissional.

Tesoura para crina

tesoura para crina

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas existe também uma tesoura voltada para o trabalho com animais. Essa tesoura é feita para cortar e aparar crina de cavalo e outros animais, que são bem mais resistentes do que tesouras para cabelo.

Tesoura para tosquia

tesoura para tosquia

Assim como a tesoura para crina, esse modelo é para trabalho com animais. Nesse caso, para tosquiar ovelhas - ou seja, para cortar e aparar a lã desses bichos.

Tesoura pneumática

tesoura pneumática

Você sabia que existe uma tesoura pneumática? Esse equipamento alimentado por ar comprimido é feito para corte de plástico, alumínio e outros metais. É uma forma ágil e eficiente de fazer cortes profissionais.

E aí, conhecia todos esses tipos de tesoura? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira todos os modelos à disposição!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!