Tudo que você precisa saber sobre pulverizador agrícola

6845 09/07/2021

Tudo que você precisa saber sobre pulverizador agrícola

Pulverizadores ajudam muito na prática agrícola. Veja quais são as suas principais características

A prática agrícola exige ferramentas que facilitem a utilização de produtos para defesa das plantações contra pragas e outros problemas. Para esse fim, existe o pulverizador agrícola. Conheça abaixo os pulverizadores e suas principais características.

O que é um pulverizador agrícola?

Pulverizadores agrícolas são utilizados para distribuir nutrientes, fertilizantes e defensivos agrícolas nas lavouras. Esses equipamentos garantem que a distribuição dos produtos seja realizada de forma uniforme e na quantidade correta nos locais desejados.

Qual a diferença entre um pulverizador agrícola e um atomizador?

A principal diferença entre atomizadores e pulverizadores está na velocidade de ar gerada durante o espalhamento dos produtos. Atomizadores são recomendados para culturas que suportam altas velocidades de ar sem sofrer prejuízos, são utilizados em grandes áreas, abertas ou fechadas, e podem ter outras utilidades, como o combate de incêndios, a alimentação de tanques de peixes, a adubação, entre outras.
 
Os pulverizadores, por sua vez, devem ser utilizados em plantações e culturas que não suportam velocidades de ar muito altas. Eles agem através da pressurização de uma câmara ligada ao bico do aparelho, que espalha o produto com o auxílio da gravidade. Além de ajudar no controle de pragas, podem ser usados em diversas áreas da agricultura e da pecuária, como na higienização e limpeza de locais de convivência dos animais, esterilização de aviários, adubação, entre outros.

Quais são os tipos de pulverizadores?

Existem alguns tipos de pulverizadores. Conheça-os:

Pulverizador manual

pulverizador manual

Os pulverizadores manuais são os menores disponíveis no mercado, e possuem capacidade a partir de 350 ml (geralmente utilizados em uso doméstico). Esse tipo de pulverizador pode ser de compressão ou bomba e, por seu tamanho, são utilizados em áreas de menor tamanho.

Pulverizador costal

pulverizador costal

Os pulverizadores costais podem ser encontrados nas versões manual ou elétrica e são usados pelos agricultores de pequeno, médio ou grande porte. Por seu tamanho, oferecem praticidade na hora do uso e possuem capacidade de 10 a 20 litros.

Pulverizadores acoplados, de arrasto ou autopropelidos 

Para grandes áreas agrícolas, são utilizados os pulverizadores acoplados, de arrasto ou autopropelidos, que são encaixados em tratores, para um resultado mais rápido e eficiente.

Como escolher um bom pulverizador agrícola?

Para escolher o pulverizador ideal para você, é importante considerar o tamanho da área em que o pulverizador será utilizado. Para áreas menores, os pulverizadores manuais podem ser uma opção. Se a sua plantação é média ou grande, é válido considerar um pulverizador costal, com maior capacidade em seu tanque.

É importante garantir que o equipamento seja comprado em local de confiança, e de  uma marca de qualidade, para melhor aproveitamento de seus produtos.

Como cuidar de um pulverizador?

Para mais durabilidade de seu pulverizador e mais segurança durante o uso, é importante realizar constantemente as manutenções e limpezas, certificando-se de que não há nenhum vazamento e que as peças foram bem limpas, evitando contaminação entre os produtos.

A Ferramentas Kennedy possui diversos modelos de pulverizadores para tornar o trabalho no campo muito mais fácil e prático. Acesse nossa seção de ferramentas para agricultura e veja mais opções!

Sugestões da categoria

mais ofertas