Um pouco mais sobre compressores!
O uso de um compressor com certeza é indispensável dentro de uma oficina, funilaria, serralheria e borracharia, pois facilitam e agilizam alguns serviços que são realizados nestes lugares.

Os compressores servem para gerar e armazenar ar comprimido a partir de movimentos mecânicos produzidos por energia elétrica ou motores a gasolina e diesel. Eles podem ser utilizados em diversas situações, como em pistolas de pintura e para enchimento de pneus. Podem ser para uso doméstico, uso profissional ou grandes pinturas em indústrias, pinturas em paredes, artesanatos e ferrugens.


Em geral, os compressores podem ser de 1 ou 2 estágios. Quando de 1 estágio, os cilindros que fazem a aspiração também fazem a compressão do ar e possuem diâmetros iguais. Já os de 2 estágios, tem dois cilindros que realizam diferentes tarefas os cilindros de maior diâmetro (com filtro de ar), fazem a aspiração e os cilindros de menor diâmetro (sem filtro), fazem a compressão do ar para dentro do vaso.

Os compressores de pistão podem ser classificados em 3 linhas de pressão:
Baixa pressão - máxima de 120 libras e mínima de 80 libras;
Média pressão - máxima de 140 libras e mínima de 100 libras;
Alta pressão - máxima de 175 libras e mínima de 125 libras.

Para facilitar o entendimento sobre os compressores, é importante saber o significado de algumas nomenclaturas, como:
PCM = Pés cúbicos por minuto (Pés³ ou PCM) que é o deslocamento teórico do ar por minuto para dentro do vaso de pressão através do bloco, exercendo a pressão requerida.
Libras ou PSI é a pressão da saída de ar do bloco compressor para dentro do reservatório.

Precisamos entender também algumas equivalências de pressão e deslocamento de ar PSI, LIBRAS, KGF e BAR são utilizados para dizer a mesma coisa e significam pressão.
Por exemplo: 1 PSI = 1 libra (lbf/pol2) 1 kgf/cm2 = 14.223 libras – Ex 175 lb = 12kg teóricos | 140 lb = 9,4kg | 120 lb = 8kg 1 Bar = 14.51 libras 1 PCM = 28,316 lts. de ar por minuto (deslocam. Teórico) para dentro do vaso.

Mas afinal, o que são compressores e ferramentas pneumática intermitente?

Compressor e ferramentas pneumática de uso intermitente: são máquinas que no uso de suas funções, vão sofrendo paradas devido ao sistema no qual as mesmas são aplicadas.

Compressor intermitente: existe um instrumento chamado “pressostato”, que exerce a função de ligar e desligar o motor quando o compressor atinge a pressão máxima ou a mínima de trabalho.

Compressor de uso contínuo: existe uma “válvula contínua”, chamada também de “canhão”, que evita o desarme do compressor quando está carregado na pressão máxima. O compressor libera a sobra de ar pela válvula, evitando o liga e desliga e ainda, partidas do motor, economizando energia e evitando desgaste do equipamento.
Com isso, fica claro que, quando compramos um compressor é importante dimensionar o uso correto. Desta forma, você terá o rendimento ideal quando estiver realizando qualquer tipo de serviço.

Vamos entender como calcular?

Para dimensionar a quantidade de pés ideal para um determinado uso (caso você utilize mais de um equipamento ao mesmo tempo), é preciso fazer o seguinte cálculo:

Soma os PCM (Consumo de ar pneumático) ÷ 2 (intermitência) ÷ 0,75 (eficiência) = Resultado

Exemplo 1 Propulsora pneumática (8 pcm) + 1 Retífica pneumática 3/8” (14 pcm) + 1 Elevador lava auto 7 ton (12 pcm) + 1 Calibrador de pneu (2 pcm) + 1 Bico para pulverizar (10 pcm) + 1 Pistola de alta pressão (12 pcm) =  Total  58 pcm 

58 ÷ 2 = 29 ÷ 0,75 = 38 pcm

Neste caso, o indicado é utilizar um compressor de 40 pés.

Lembre-se: é muito importante que, sempre seja utilizado uma chave de partida magnética entre o equipamento e a ligação direta. Isso irá garantir que o compressor não queime, caso ocorra alguma alteração na corrente elétrica.   

Você gostou do nosso artigo?

Aproveite o nosso conteúdo para as suas atividades do dia a dia. Deixe o seu comentário e nos ajude com os próximos post!

Acesse o nosso site e conheça a nossa linha de compressores!

Compressor de ar direto
Compressores de ar até 10 pés

Compressores de ar até 20 pés
Compressores de ar até 60 pés