Aprenda como usar chave de catraca

Conheça tudo sobre uma das ferramentas mais práticas para mecânicos

Chave de fenda, chave phillips, torx… Existem muitos tipos de chaves, padrões de parafusos e apertos. Os parafusos e porcas sextavadas são outro tipo muito utilizado na mecânica e também no segmento industrial. Para esses modelos, existe uma ferramenta que facilita e muito o apertar e desapertar: a chave catraca. Conheça mais sobre essa ferramenta e aprenda a usar.

O que é a chave de catraca?

Essa é uma ferramenta básica voltada para trabalhar com parafusos sextavados. Esse tipo de parafuso é normalmente grande e resistente, e por isso a ferramenta é muito utilizada no segmento de mecânica e também na área industrial.

Características da chave de catraca

Um dos principais diferenciais da chave catraca é que ela gira somente para um lado de cada vez.

Isso faz com que seja ainda mais fácil parafusar e desparafusar. Esse dispositivo para alternar o sentido está presente na própria ferramenta, nos modelos convencionais e também no modelo pneumático.

Como os parafusos podem variar de tamanho, sempre cheque na hora de comprar se sua chave catraca é para soquetes de 1/4 de polegada, 1/2 polegada, etc.

Quais são os tipos de chave de catraca

A chave catraca pode ser de uma série de tipos. Confira os principais:

chave de catraca com soquetes

Chave com soquetes: nesse modelo, é possível trocar os soquetes (ou cachimbos) de acordo com a necessidade. Assim, você pode parafusar e desparafusar diversos tamanhos de parafuso sextavado.

Kit de chaves: neste caso, são diversas chaves com os cachimbos já fixos. Assim, você conta com um jogo completo de chaves de catraca, que vão te auxiliar oferecendo os principais tamanhos de parafusos sextavados. Normalmente, são vendidas como combinadas - em uma ponta é catraca e, na outra, fixa.

Chave pneumática: essa é a versão ideal para aumentar a produtividade. Acoplada a um compressor de ar comprimido, é possível realizar o aperto e desaperto de parafusos sextavados com facilidade e rapidez.

Como usar a chave de catraca?

Usar chave catraca é muito fácil. Graças às suas características, é muito prático desparafusar e parafusar, principalmente em comparação às chaves sextavadas comuns, que precisa ser colocada e tirada, sucessivamente, para completar o serviço.

Para desparafusar ou parafusar com a chave catraca, é só escolher o tamanho adequado para o parafuso ou porca.

Depois, selecionar o sentido (parafusar ou desparafusar). Agora é só encaixar a ferramenta no parafuso ou porca e girar. Pronto!

Aperto Final

Para a hora de parafusar, é importante checar se a chave pode executar o aperto final.  

O aperto final é a finalização da fixação do parafuso sextavado, que normalmente exige um alto nível de força em casos de peças industriais, por exemplo.

Algumas chaves são voltadas apenas para o primeiro aperto. Nesse caso, é bom contar com um torquímetro ou cabo de força para fazer o aperto final. Ou seja, você começa com a chave catraca padrão, e depois finaliza com a outra ferramenta.

Já sabe como utilizar a chave de catraca? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira todos os modelos, tamanhos e tipos disponíveis!