Elevador hidráulico: como funciona, preço e vantagens

Elevador mecânico x elevador hidráulico: conheça as diferenças

Existe uma série de modelos de elevadores automotivos no mercado. Quando falamos sobre o método de funcionamento, são dois os principais: mecânico e hidráulico. Neste conteúdo, abordaremos as vantagens do elevador hidráulico, e as diferenças em relação ao elevador mecânico.

O que é um elevador hidráulico?

elevador hidráulico automotivo

O elevador hidráulico tem como objetivo elevar veículos. Os modelos hidráulicos possuem menos componentes, consomem menos energia e são, em geral, mais leves. Esse modelo dispensa a troca de óleo e sua manutenção pode ser feita de forma mais espaçada.

Como funciona o elevador hidráulico?

O elevador hidráulico é baseado no Princípio de Pascal, que diz que “o aumento da pressão exercida em um líquido em equilíbrio é transmitido integralmente a todos os pontos do líquido, bem como às paredes do recipiente em que ele está contido”. Dessa forma, o elevador é formado por um sistema que, quando injetado óleo no interior de um pistão, permite que o elevador suba ou desça.

Qual o valor de um elevador hidráulico?

Os preços dos elevadores hidráulicos se iniciam em 8 mil reais e podem chegar até 50 mil reais. A variação de preço se deve a fatores como a capacidade de peso do elevador, a altura e o tempo de elevação, por exemplo.

Diferenças entre elevador hidráulico e elevador mecânico

Os elevadores mecânicos, também chamados de eletromecânicos, são os modelos mais tradicionais. Apesar de serem altamente resistentes e duráveis, exigem manutenção e troca de óleo com frequência, para um bom funcionamento.

O elevador eletromecânico tem como vantagem a resistência e a tradição no mercado. São elevadores potentes, com motores elétricos para elevar os automóveis.

Por outro lado, o elevador hidráulico é moderno e tem como vantagem fazer a descida sem consumir energia elétrica - fazendo com que seja um equipamento mais econômico.

Qual elevador é melhor, mecânico ou hidráulico?

Não existe uma resposta certa para a pergunta. Ambos os elevadores são fabricados hoje com alta tecnologia, seja no Brasil ou no exterior.

Os elevadores mecânicos podem ser a melhor opção para oficinas mais robustas, que costumam receber uma grande quantidade de veículos e dos mais variados portes.

Para quem está começando, pode preferir o elevador hidráulico - um modelo mais compacto e econômico. 

Conheça as melhores marcas e converse com o especialista para saber qual é a opção certa disponível para você.

Acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os nossos modelos de elevadores!

Sugestões da categoria

mais ofertas