Martelinho de ouro: saiba como essa técnica funciona

Saiba o que é e quais são as vantagens de usar o martelinho de ouro

Você bateu o carro e a lataria amassou. O que fazer? Levar o veículo até o martelinho de ouro é uma opção utilizada há anos para esse tipo de serviço. Mas, afinal, você sabe o que faz o martelinho de ouro? Confira!

O que faz o martelinho de ouro?

A técnica “martelinho de ouro” consiste em eliminar amassados na superfície de um veículo sem o uso de pinturas. 

Serve para reparo de pequenos amassados, como arranhões, batidas leves ou danos pela chuva de granizo. Em alguns casos, o martelinho de ouro pode ser usado para grandes estragos de batidas, desde que os danos não sejam muito profundos.

Por que de ouro?

O “martelinho de ouro” é uma técnica muito popular no Brasil, e tem este nome para se referir tanto à ferramenta (o martelo) quanto ao toque suave e preciso da técnica (por isso "de ouro").

Ou seja, quem faz esse serviço não usa um martelo feito de ouro.

Ou seja, não, quem faz esse serviço não usa um martelo feito de ouro.

Quais são as vantagens do martelinho de ouro?

Embora esse serviço de reparo exija paciência e concentração, ele também atrai a atenção de diversos clientes devido à rapidez do reparo e do baixo custo comparado a outros serviços prestados em uma oficina. 

Enquanto um serviço de pintura e chapeação leva aproximadamente três dias para deixar o veículo pronto, o martelinho de ouro entrega o automóvel reparado em cerca de 1 hora. 

É bom entender, no entanto, que essa diferença de tempo também tem a ver com o que o serviço demanda. Nem sempre você precisará escolher o martelinho de ouro ou a pintura - pode ser necessário fazer os dois.

Outro ponto positivo para o martelinho de ouro é que o reparo aos danos presentes no veículo não danifica sua pintura e textura originais, nem implica na necessidade de troca da lataria.

Onde o martelinho de ouro não se aplica?

No geral, a técnica é mais indicada para pequenos locais amassados. Estragos maiores também podem ser eliminados com o martelinho de ouro, porém nem sempre essa será a melhor opção.

Carros que sofreram batidas, e tiveram sua pintura danificada, precisarão, além de desamassar, de um serviço de funilaria e pintura. Outro exemplo claro é quando a lataria precisa ser completamente substituída.

Quais ferramentas são usadas?

A técnica do martelinho de ouro é um trabalho artesanal que inclui diversas ferramentas. Confira as principais:

Martelinho

martelinho de ouro

Começamos pelo essencial: o martelinho. Existem modelos específicos de martelo para lataria. Estes martelos costumam ter pontas mais finas, para que o trabalho seja bem minucioso.

Lixadeira Politriz Angular

lixadeira politriz

Utilizada para polir automóveis, a lixadeira politriz possui uma rotação menor e, por isso, o profissional tem mais facilidade para usá-la com precisão. É recomendado polir a peça danificada antes de iniciar o seu reparo com o martelinho de ouro.

A lixadeira também é usada para remoção de materiais deteriorados e preparação para revestimentos da lataria.

Soprador Térmico

soprador térmico

Com a função de soprar ar quente, o soprador térmico atinge três estágios de temperatura, dependendo da potência escolhida. É voltado para a aplicação e secagem de tinta automotiva.

Ventosa

ventosa

As ventosas (ou chupetinhas), como aderem muito bem ao metal do carro, são utilizadas pelo profissional martelinho de ouro para auxiliar diretamente no desamassar da lataria.

Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira as melhores opções de equipamentos para montar o seu martelinho de ouro - temos uma seção só com ferramentas para esse serviço.

Sugestões da categoria

mais ofertas