Óleo para compressor: qual usar? Confira o vídeo!

Os óleos são importantíssimos para o funcionamento dos compressores de ar

O compressor de ar é uma ferramenta de trabalho utilizada em diversos segmentos de trabalho. Existem muitos tipos de compressores, com especificações, marcas e modelos diferentes. 

Para a correta utilização desse equipamento, um elemento muito importante é o óleo lubrificante. Conheça todos os tipos e qual óleo usar no seu compressor de ar!

Qual é a função do óleo lubrificante no compressor?

Os óleos lubrificantes para compressores de ar, além de lubrificar e limpar os componentes, também auxiliam na partida do compressor e reduzem o atrito entre as peças. 

Dessa forma, é importante manter a manutenção do seu compressor em dia - trocando o óleo frequentemente.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Tipos de óleo lubrificante para compressor de ar

Cada compressor possui características específicas que devem ser respeitadas na hora de escolher qual óleo usar.

Temperatura e pressão, por exemplo, são características que devem ser levadas em conta na hora de fazer essa escolha. Confira os principais tipos de lubrificantes para compressor!

Óleo mineral

Obtido a partir da separação dos componentes do petróleo, este óleo é refinado e existem alguns tipos, de acordo com o quão refinado é.

É um tipo de óleo que suporta altas temperaturas. É comum em compressores que são movidos a pressão.

Óleo sintético

Como o nome diz, são óleos feitos em laboratório. Por isso, podem ser feitos de diversos materiais.

Os óleos de silicone também resistem bem às temperaturas, os óleos poliglicóis são indicados para alta pressão e os ésteres são indicados para altas e baixas temperaturas. E esses são só alguns dos tipos!

Óleo semissintético

Esse óleo é uma mistura entre o óleo sintético e o óleo mineral. 

A porcentagem da mistura vai depender do fabricante e do objetivo. Alguns podem ser mais voltados para altas ou baixas temperaturas.

Como escolher óleo para compressor?

Com todas essas informações, agora é hora de escolher o óleo para o seu compressor. Mas não considere apenas essas informações: o ideal é conferir o manual do equipamento. Siga a orientação do fabricante para escolher o óleo correto. 

Importante: não recomendamos usar graxa na lubrificação dos compressores, já que esta é mais viscosa do que os óleos específicos para compressor.

Veja essas e outras informações no vídeo da Fábrica FK!

Gostou das dicas? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para comprar compressores, óleos e todos os acessórios que você precisar!