Para que serve a lima rotativa?

Conheça a função deste acessório potente no trabalho com metais

Você sabe o que é uma lima rotativa? Esse pequeno acessório é poderoso, e é ideal para quem trabalha com metais - do profissional autônomo às grandes empresas metalúrgicas. Conheça mais sobre essa ferramenta!

O que é a lima rotativa?

A lima rotativa é uma pequena ponta que é acoplada em uma ferramenta elétrica ou pneumática. Existem diversos tipos e formatos de lima rotativa, de acordo com o objetivo do serviço.

Para que serve a lima rotativa?

Assim como as limas em geral, a lima rotativa serve para o desbaste, preparação e acabamento de metais.

Ou seja, é um tipo de "lixa", usada para dar formato a peças de metal, ferramentas e equipamentos.

Onde acoplar a lima rotativa?

A lima rotativa é usada acoplada a uma ferramenta, em geral retificadeiras. Existem também modelos de lima menores, que podem ser usados em micro retíficas.

Vantagem da lima rotativa

As limas rotativas, por serem extremamente resistentes, permitem uma maior precisão no serviço, comparando-se, por exemplo, com as pedras de esmeril.

Como funciona por rotação, a lima rotativa possibilita um trabalho mais uniforme e constante, sem desgaste excessivo nem da ferramenta nem do objeto - minimizando erros.

Tipos de lima rotativa

Existe uma série de tipos de lima rotativa. As com pontas mais redondas são indicadas para espaços côncavos e formas redondas. As retas são ideais para cantos e ângulos. Confira os principais tipos:

  • Árvore

 

lima rotativa árvore

  • Cônica

 

lima rotativa cônica

  • Cilíndrica

 

lima rotativa cilíndrica

  • Esférica

lima rotativa esférica

Já sabe tudo sobre as limas rotativas? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira todos os tipos disponíveis. Temos, também, diversas opções de retificadeiras - confira!

Sugestões da categoria

mais ofertas