Passo a passo de como usar a furadeira

Aprenda de uma vez por todas como usar a furadeira em casa

Quer utilizar uma furadeira de maneira correta? Se você não tem certeza de como manusear essa ferramenta, que é tão útil em nossas vidas, seja em obras ou pequenas tarefas da casa, então confira nossas dicas!

Leia o manual da sua furadeira

Sim, pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é ler o manual de instruções de seu equipamento com muita atenção. Muita gente costuma pular essa parte, mas é essencial saber as indicações do fabricante. O manual não vai te ensinar totalmente o uso de uma furadeira, mas vai te ajudar a entender melhor sua ferramenta.

Escolha o tamanho e o tipo de broca
broca para furadeira

Estes itens devem ser escolhidos com cuidado. Use um tamanho de broca que seja coerente com o que você for fixar. Se for usar parafuso e bucha, use uma broca do mesmo tamanho.

Existem vários tipos de brocas. As brocas em aço rápido são utilizadas para perfurar metal, as brocas widea servem para alvenaria e as brocas de aço carbono para perfurar madeira, por exemplo. Escolha a broca adequada para o material que será perfurado.

Ah, uma boa dica é: jamais utilize uma broca "cega", ou seja, que já está totalmente gasta. Elas prejudicam a qualidade da tarefa a ser executada.

Não se esqueça dos equipamentos de proteção individual
óculos de proteção para usar furadeira

Para trabalhar com qualquer ferramenta elétrica, é imprescindível usar equipamentos de proteção individual, os EPIs. Para a furadeira, é uma boa ideia usar óculos de proteção e também luvas.

Como usar a furadeira: passo a passo

Pronto, com todas as dicas, hora de começar.

  • Coloque o EPIs;

  • Escolha a broca adequada;

  • Com a furadeira FORA da tomada, coloque a broca, apertando o mandril;

  • Só agora, ligue a ferramenta na tomada;

  • Segure a furadeira firme, com as duas mãos;

  • Direcione a furadeira de forma perpendicular, ou seja, formando um ângulo reto;

  • Aperte o gatilho aos poucos, empurrando gradativamente;

  • Retire a furadeira do furo e pronto!

Agora que você já sabe como usar a furadeira da forma correta, aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy! Temos à disposição brocas, parafusos e diversos modelos de furadeiras e muitas outras ferramentas.

Sugestões da categoria

mais ofertas