Planta trepadeira: espécies e cuidados para ter dentro de casa

12540 16/07/2021

Planta trepadeira: espécies e cuidados para ter dentro de casa

Saiba como colocar uma bela trepadeira na sua sala e aprenda a cuidar da planta

Colocar plantas para decorar a casa é uma prática muito popular nos últimos tempos. Além de bonitas, elas podem dar vida e frescor para qualquer ambiente. Uma das escolhas mais ousadas e bonitas de plantas para se ter em casa são as trepadeiras, que crescem de maneira única e dão à sala um aspecto único. Conheça as principais plantas trepadeiras e aprenda como cuidar dessas plantas dentro de casa!

Quais os tipos de plantas trepadeiras?

Existem algumas espécies de plantas trepadeiras que são favoritas para ter em casa. Confira as principais: 

trepadeira jiboia

  • Jiboia

trepadeira filodendro

  • Filodendro

trepadeira primavera

  • Primavera

trepadeira tumbérgia sapatinho

  • Tumbérgia sapatinho

Qual planta trepadeira pode ficar no sol?

A maioria das trepadeiras prefere o ambiente externo para se desenvolver. Elas escalam muros e cercas em busca de luz, portanto devem ficar onde isso é possível se alcançar - a tumbérgia sapatinho, por exemplo, precisa de sol constante.

Algumas espécies podem viver em ambientes internos, locais que possuem luz, mas não precisam estar o tempo todo iluminadas. A jiboia é um exemplo de trepadeira muito resistente que pode viver em ambientes com meia sombra. Além de poder subir pelas paredes, ela pode ser colocada em vasos suspensos pendurados no teto e ser deixada livre para se desenvolver.

Os filodendros e a primavera também são trepadeiras que não precisam de iluminação constantemente.

Como cuidar da planta trepadeira

Depois de escolher sua planta, é preciso definir um espaço para ela na sua casa. As trepadeiras precisam ser limitadas e podadas periodicamente para não tomarem conta de todo o ambiente. 

Apoio

Se você não gosta da ideia de um vaso suspenso, sua trepadeira precisará de um apoio para crescer livre - pode ser uma treliça, arames, cordas, um armário ou a própria parede (algumas trepadeiras têm ventosas que grudam em superfícies).

Caminho

Como as trepadeiras crescem agarradas no primeiro apoio que encontram pela frente, é importante “indicar” o caminho que você quer que ela cresça para evitar um desenvolvimento desordenado, que poderá atrapalhar a abertura de móveis ou mesmo a movimentação dentro da casa.

Essa indicação deve ser feita com os apoios que você escolheu para a sua planta. Coloque-os de modo que ela cresça para o lado que você quer, evitando os locais indevidos.

Ah, e não se esqueça de que as trepadeiras são como plantas no jardim. Portanto, devem ser regadas corretamente!

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre as trepadeiras e como cuidar dessas plantas em casa. Para esse cuidado diário, conte com os melhores itens para jardinagem à disposição no site da Ferramentas Kennedy!
 

Sugestões da categoria

mais ofertas