Processo de soldagem MIG/MAG: como funciona?

Um dos principais tipos de soldagem, o processo MIG/MAG tem uma série de vantagens. Confira mais detalhes

MIG/MAG é uma das mais conhecidas denominações de processo de soldagem. Mas você sabe exatamente como esse processo funciona? Confira tudo sobre a soldagem Mig/Mag, muito utilizada na indústria e reconhecida por sua alta produtividade.

Como funciona a soldagem MIG/MAG?

Introduzida na década de 1920 e viabilizada comercialmente a partir de 1948, a soldagem MIG/MAG consiste em um processo de alimentação constante de um arame consumível (polaridade +), que é direcionado a uma peça metálica (polaridade - ), sob uma atmosfera de proteção gasosa.

Quando o arame consumível entra em contato com o metal de base, ocorre o fechamento do circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica entre o polo positivo e o negativo. Assim, os metais são aquecidos até a temperatura de fusão, o que resulta na chamada “poça de fusão”. 

Parte desta poça de fusão é composta pelo arame consumível ou metal de adição, e outra parte é composta pelo resultado da fusão entre o arame e o metal de base, o que chamamos de diluição. Após o resfriamento da poça de fusão, temos a união destes metais. Confira na imagem abaixo o funcionamento deste modelo de solda:

soldagem mig/mag

Por que se chama MIG/MAG?

O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, mas cada sigla tem seu significado. MIG é a sigla para Metal Inert Gas, quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte. Quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo, então temos o processo MAG, sigla para Metal Active Gas.

Vantagens da soldagem MIG/MAG

máquina de solda MIG/MAG

Este processo é muito flexível, e proporciona soldagens de qualidade com alta produtividade - principalmente quando comparado com processos que usam eletrodos revestidos

A alta produtividade do processo de soldagem MIG/MAG vem da elevada taxa de deposição, da alta velocidade de soldagem e do alto fator de ocupação do equipamento/soldador. Confira todas as vantagens:

  • Processo semi-automático, bastante versátil, que pode ser adaptado para a soldagem automática;

  • Exige menor habilidade do soldador em comparação ao processo de eletrodo revestido;

  • O eletrodo nu (arame) é alimentado continuamente, evitando perda de arame;

  • A soldagem pode ser executada em todas as posições;

  • Versatilidade em relação ao tipo de material e à espessura de soldagem;

  • Não há formação de escória;

  • A penetração é mais uniforme comparado ao processo de eletrodo revestido;

  • A penetração e a diluição podem ser controladas durante o processo;

  • Processo com baixo teor de hidrogênio;

  • Os problemas de distorções e tensões residuais são menores;

  • A visibilidade da poça de fusão é excelente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o processo de soldagem MIG/MAG, que tal conferir algumas máquinas de solda presentes no mercado? Acesse o site da Ferramentas Kennedy! São dezenas de modelos disponíveis.

Sugestões da categoria

mais ofertas