Segurança no trabalho: o que é um quase acidente

Saiba a importância de prevenir esse tipo de ocasião no ambiente de trabalho

Cada vez mais, sabemos a importância dos equipamentos de proteção e da segurança no trabalho. Não só trabalhos “perigosos” devem ter segurança: todo ambiente de trabalho, inclusive escritórios, deve ter esse cuidado para evitar os chamados quase acidentes. Saiba mais sobre essa definição!

Quase acidente: o que é?

O nome já diz tudo: um quase acidente é uma situação que não causou um acidente, mas poderia causar. Ou seja, é uma situação que tinha um grande potencial de gerar um acidente de trabalho.

Vamos usar um exemplo: sabe quando você derruba algo pesado, mas não atinge nenhuma parte do seu corpo? Esse é um quase acidente, que funciona como um sinal de alerta. O que geralmente determina uma situação de quase acidente para um acidente de fato é uma fração de segundo ou de espaço.

Um alerta para evitar acidentes

No trabalho, um quase acidente serve de alerta, pois a condição que quase causa um acidente pode provocar um acidente real futuramente. 

Vamos tomar outro exemplo: uma mancha de óleo no chão. Uma pessoa vê e dá a volta; nada acontece. A próxima pessoa não percebe a mancha, escorrega e quase cai. Aí está um quase acidente! No entanto, se uma terceira pessoa, infelizmente, perde seu equilíbrio e cai, aí está um acidente.

Este exemplo e outros vários servem de reflexão para nos alertar para os quase acidentes que podem ocorrer em nossos trabalhos. Estando atentos e nos comunicando, evitamos que algo mais sério nos aconteça.

Como prevenir um quase acidente

A comunicação e o cuidado são passos importantes para prevenir quase acidentes e, por consequência, evitar também os acidentes de fato.

Uma boa ideia é unir o cuidado com a proteção, usando os equipamentos de proteção individual obrigatórios para seu ambiente de trabalho. Desde 1978, os EPIs passaram a ser obrigatórios nas empresas, por meio dos conteúdos da Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho. 

Cada ambiente de trabalho exige equipamentos diferentes, como capacetes, luvas, sapatos, óculos e máscaras.

Acesse o site da Ferramentas Kennedy e compre os melhores EPIs para ficar protegido contra os quase acidentes.