Você sabe por que montar e administrar seu próprio centro automotivo pode ser um empreendimento lucrativo? Para te ajudar a dar o primeiro passo rumo a este negócio, você pode conferir abaixo vantagens e informações de como montar um auto center.
Primeiramente, confira alguns números
3,801 milhões de veículos foram vendidos no Brasil em 2012, um crescimento de 4,6% comparado com o ano de 2011, onde as vendas de carros somaram aproximadamente 3,632 milhões.
E em 2013? Bem... em 2013, houve uma queda de 0,91% no número de veículos vendidos no Brasil 3.767.254 automóveis. Ok, isso pode causar certa preocupação para os profissionais na área de vendas de carros e motos, mas não para o profissional que possui um Auto Center.
Explico Além de todos os veículos novos que são vendidos diariamente, também existem os proprietários que estão com seus automóveis há mais de 1 ano – e é claro esses carros necessitam de análises e reparos periódicos para evitar problemas no dia a a dia ou acidentes na estrada durante viagens.
É claro que os carros recém-comprados também precisam de consertos em centros automotivos, mas também é importante considerar os altos números de carros “mais velhos” e enxergar seus proprietários como potenciais clientes. Por exemplo a cidade de Curitiba possui um automóvel para cada 1,82 habitantes (sendo a cidade brasileira com mais carros por pessoa, seguida de Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo).
Por que você precisa saber de tudo isso? É simples com tantos veículos nas ruas, a procura por serviços de check-up e manutenção são maiores e, consequentemente, a ideia de você atualizar o seu Auto Center com ferramentas e equipamentos de primeira linha torna-se indispensável. O mesmo vale se você deseja virar um empreendedor da área com certeza é um negócio lucrativo.
Feriados prolongados, carnaval, réveillon... todas essas datas exigem uma visita a um Auto Center para verificar se está tudo “ok” com o veículo antes de cair na estrada.
O seu centro automotivo precisa oferecer um serviço de qualidade, seguro e flexível para seus clientes. Conhecimentos técnicos e habilidades práticas também apresentam um grande diferencial. Mas, o mais importante de tudo é o empreendedor deve ter todos os recursos disponíveis para prestar seus serviços.
Alguns dos serviços oferecidos para a manutenção de um carro são
- Troca dos óleos e líquidos
- Substituição de peças de desgaste
- Ajuste da cambagem
- Ajuste da correia dentada
- Lubrificação
- Manutenção dos freios
- Manutenção de suspensão e amortecedores
Entre outros reparos como travas, alarmes, rodas, som, multimídia e acessórios automotivos.
No link a seguir, você confere uma lista com todos os equipamentos e ferramentas necessárias para montar ou atualizar seu centro automotivo