15 tipos de alicates que você precisa conhecer

14550 31/03/2022

15 tipos de alicates que você precisa conhecer

O alicate é um dos itens essenciais de qualquer kit de ferramentas. Confira mais sobre os diferentes tipos de alicates e suas funcionalidades 

O alicate é uma ferramenta manual que todos devem ter, mas sabia que existem diferentes modelos e com múltiplas utilizações? Continue lendo o texto para conhecer as características de 15 tipos de alicates e suas funções. 

Qual a função do alicate? 

Ajuda a multiplicar a força exercida pela pessoa durante o trabalho e oferece mais precisão.  

Quais são os tipos de alicates? 

  1. Alicate Universal

alicate universal

Começando com o alicate mais conhecido e indispensável da lista. Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta multifuncional e super útil. Combina as funções do alicate de bico e de pressão, contando com uma mordida estriada e a ponta chata. Serve para cortar, fixar, dobrar e apertar objetos. 

  1. Alicate de Bico 

alicate de bico

Amplamente utilizado em serviços mecânicos e elétricos para segurar, cortar e torcer cabos e fios, e também em trabalhos mais delicados de artesanatos, decoração e joias. É possível encontrar alicate de bico redondo, bico meia-cana, bico reto, entre outros. 

  1. Alicate Corte Diagonal 

alicate de corte diagonal

A principal função deste alicate é cortar. Por conta de uma lâmina ultra afiada, a ferramenta pode cortar com facilidade até os materiais mais espessos. Ótimo para serviços eletrônicos, aparar componentes e fios de sucata após a soldagem. 

  1. Alicate Eletricista 

alicate eletricista

Item essencial e que atende todas as necessidades dos eletricistas, este alicate oferece a mais alta precisão, melhora a produtividade e aumenta a segurança. Utilizado em serviços eletrônicos mais delicados, como aparar fios sem deixar rebarbas, cortar placas de circuito e malhas de cobre. 

  1. Alicate Amperímetro 

alicate amperímetro

Muito utilizado por técnicos em elétrica e eletrônica, para medir a corrente elétrica, corrente AC, analisar voltímetro, ohmímetro e identificar facilmente algum defeito nos equipamentos. O nome do aparelho refere-se à unidade de medida utilizada nesse tipo de mensuração, os ampéres. 

Leia mais: Entenda como funciona o alicate amperímetro | Ferramentas Kennedy 

  1. Alicate Puncionador 

alicate puncionador

Alicate indicado para puncionar e unir estruturas metálicas e divisórias de drywall. Por conta do seu mecanismo de alavanca, toda a operação consegue ser feita com apenas uma das mãos. 

  1. Alicate Desencapador 

Alicate indicado para descascar e cortar fios. Traz praticidade e agilidade para quem precisa preparar grandes quantidades de cabos e trabalhos maiores. As lâminas do alicate podem ser ajustadas conforme o diâmetro do fio a ser decapado. 

  1. Alicate Rebitador 

alicate rebitador

O alicate de rebite é uma ferramenta de articulação desenvolvida para unir com segurança dois ou mais componentes usando rebites de alumínio ou aço. Ideal para pequenas reparações nos segmentos de construção civil, mecânica, etc. 

  1. Alicate Fazendeiro 

alicate fazendeiro

É útil para cortar, esticar, arrancar pregos, martelar e substituir ferpas em cercas. Perfeito para uso em fazendas, ranchos e chácaras. 

Leia mais: Conheça o alicate de fazendeiro | Ferramentas Kennedy 

  1. Alicate Azulejista 

alicate azulejista

Para traçar e cortar pisos, porcelanatos e azulejos finos. Proporciona um ótimo acabamento e otimiza o tempo de serviço. 

  1. Alicate Crimpador 

alicate crimpador

Com suas garras robustas, o alicate crimpador é ótimo para serviços de crimpagem (ligar o cabo de rede ao conector), decapagem e corte de fios. Muito utilizado em trabalhos de montagem e manutenção de computadores e redes de telefonia. 

  1. Alicate Nivelador ou Espaçador 

alicate espaçador

Normalmente utilizado no setor da construção civil, o alicate espaçador serve para deixar pisos de porcelanato perfeitamente ajustados e nivelados. Deve ser aplicado entre a argamassa e o revestimento em todas as faces da peça. 

  1. Alicate Torquês 

alicate torques

Com uma lâmina muito afiada, o alicate torquês é muito utilizado para fazer amarrações de concreto, entortar pregos, cortar vergalhões e arames, quebrar pastilhas e aparar porcelanas e azulejos.  

Leia mais: Alicate torquês: o que é e quem deve usar? | Ferramentas Kennedy 

  1. Alicate para anéis de trava 

alicate para anéis de trava

Trata-se de um alicate com duas pontas muito finas que se encaixam em um anel de retenção. Os bicos podem ser retos ou curvos, permitindo o acesso a diferentes posições. Sua finalidade é colocar e remover os anéis internos e externos de equipamentos e máquinas. 

  1. Alicate de Pressão 

alicate de pressão

Serve para segurar, pressionar e fixar porcas, parafusos e outras peças. É muito eficiente e oferece uma grande força no aperto. 

E aí, conhecia todos esses tipos de alicates? Está faltando algum desses na sua caixa de ferramentas? Acesse a categoria de alicates no site da Ferramentas Kennedy para encontrar esses e muito mais! 

Sugestões da categoria

mais ofertas