330 11/07/2019

3 dicas essenciais para amolar uma faca

Independentemente do método, afiar uma faca exige atenção a alguns detalhes

Manter uma faca afiada é uma tarefa simples, mas que exige atenção a alguns detalhes fundamentais. Facas da melhor qualidade, de marcas boas, também  precisam ser afiadas, seja com charia, pedra ou esmeril. Portanto, aqui estão três dicas para deixar suas facas com o fio tinindo:

Lado certo


Se você vai afiar a faca em uma pedra, é importante prestar atenção no lado a ser usado. As pedras normalmente possuem um lado mais liso e outro mais poroso. Se a faca é afiada regularmente, pode-se utilizar apenas o lado mais liso. Se ela está precisando há tempos de  uma amolação, porém, o mais recomendado é iniciar a afiação pelo lado mais poroso, para depois chegar até o lado mais liso. É sempre importante lembrar que a pedra deve ser molhada antes de ser utilizada. Mantenha ela em um recipiente com água por cerca de cinco minutos para garantir um melhor resultado.

Ângulo


Se a ideia é afiar a faca com uma charia, instrumento feito para esse fim, o segredo é acertar o ângulo.  A faca deve ser colocada em um ângulo de 10 a 15 graus em relação à charia. Acertando isso, é só deslizar toda a lâmina, da base até a ponta, para conseguir uma afiação perfeita. 

Cuidado


O esmeril é um aparelho utilizado para afiar facas. Ele é uma espécie de roda de pedra, que gira e funciona melhor do que outros métodos manuais. Para utilizar um esmeril, o único segredo é o cuidado. O uso do aparelho solta faíscas, então é preciso a utilização de luvas e máscara. O ângulo também é importante: sempre deixe a faca em um ângulo de 45° e garanta que a lâmina toda encoste no aparelho. Como ele deixa a faca muito afiada, sua utilização não precisa ser tão frequente.

Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?