3 dicas essenciais para amolar uma faca

10279 11/07/2019

3 dicas essenciais para amolar uma faca

Independentemente do método, afiar uma faca exige atenção a alguns detalhes

Manter uma faca afiada é uma tarefa simples, mas que exige atenção a alguns detalhes fundamentais. Facas da melhor qualidade, de marcas boas, também  precisam ser afiadas, seja com charia, pedra ou esmeril. Portanto, aqui estão três dicas para deixar suas facas com o fio tinindo:

Lado certo


Se você vai afiar a faca em uma pedra, é importante prestar atenção no lado a ser usado. As pedras normalmente possuem um lado mais liso e outro mais poroso. Se a faca é afiada regularmente, pode-se utilizar apenas o lado mais liso. Se ela está precisando há tempos de  uma amolação, porém, o mais recomendado é iniciar a afiação pelo lado mais poroso, para depois chegar até o lado mais liso. É sempre importante lembrar que a pedra deve ser molhada antes de ser utilizada. Mantenha ela em um recipiente com água por cerca de cinco minutos para garantir um melhor resultado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Ângulo


Se a ideia é afiar a faca com uma charia, instrumento feito para esse fim, o segredo é acertar o ângulo.  A faca deve ser colocada em um ângulo de 10 a 15 graus em relação à charia. Acertando isso, é só deslizar toda a lâmina, da base até a ponta, para conseguir uma afiação perfeita. 

Cuidado


O esmeril é um aparelho utilizado para afiar facas. Ele é uma espécie de roda de pedra, que gira e funciona melhor do que outros métodos manuais. Para utilizar um esmeril, o único segredo é o cuidado. O uso do aparelho solta faíscas, então é preciso a utilização de luvas e máscara. O ângulo também é importante: sempre deixe a faca em um ângulo de 45° e garanta que a lâmina toda encoste no aparelho. Como ele deixa a faca muito afiada, sua utilização não precisa ser tão frequente.