5 dicas para evitar pragas no seu jardim

6606 19/05/2020

5 dicas para evitar pragas no seu jardim

Conter as pragas é o primeiro passo para ter um jardim bem cuidado. Veja algumas dicas simples e fáceis de aplicar

Plantar e cuidar do jardim é uma tarefa muito relaxante e satisfatória. Nesses tempos de isolamento social, pode ser quase uma terapia para quem está ficando em casa. Porém, para ter um jardim bonito e bem  cuidado, é preciso prestar atenção nos pequenos inimigos que podem destruir seus cultivos: as pragas.

Formigas, pulgões, moscas brancas, cochonilhas e outros insetos são ameaças que devem ser evitadas a todo custo. Veja abaixo algumas dicas para cuidar de seu jardim e evitar as pragas:

Cuide das suas plantas

Pragas e insetos costumam atacar plantas já debilitadas. Por isso, uma boa forma de se prevenir é cuidar bem das suas plantas, oferecendo a elas a quantidade certa de água e nutrientes e limpando bem os vasos, retirando galhos secos e outras sujeiras. Isso permite que elas se defendam sozinhas dos ataques.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Alho e pimenta

Para evitar que as pragas cheguem até suas plantas, uma boa ideia é usar os aliados de sempre:alho e pimenta. Bata no liquidificador e coloque a mistura junto com álcool em uma garrafa por sete dias. Depois, é só diluir 100ml a cada 10 litros de água e pulverizar nas plantas para protegê-las.

Hortelã 

Vários problemas com pragas podem ser resolvidos através de soluções caseiras, sem o uso de agrotóxicos. Dessa forma, além de preservar o meio ambiente, você evita matar insetos que são benéficos para as plantas e comem algumas destas pragas, como as joaninhas.

Moscas brancas, por exemplo, podem ser espantadas com chá de hortelã pulverizado na planta atacada. Plantar hortelã ou arruda no seu jardim também pode ser uma boa solução contra esta praga.

Sementes de gergelim e calda de fumo

Para espantar formigas, o segredo são sementes de gergelim, enquanto cochonilhas, bichinhos brancos que sugam a seiva da planta, podem ser eliminados com calda de fumo.

Aliados

Assim como as pragas são inimigas dos nossos jardins, eles também possuem alguns aliados importantes. Outros insetos, como joaninhas, podem conter as pragas, e outras plantas, como hortelã e arruda, podem espantá-las. 

A lista de aliados é extensa. Entre as plantas, estão inclusas a camomila, o alho, o cravo e o girassol. Outra opção é tentar atrair pássaros para o jardim, já que eles também se alimentam dos bichinhos indesejados.

Além dessas soluções caseiras, é preciso ter as ferramentas certas. Nossa linha de ferramentas para jardinagem está toda em liquidação. Clique aqui e aproveite!