5 ferramentas básicas para um marceneiro iniciante

6498 11/10/2022

5 ferramentas básicas para um marceneiro iniciante

5 Ferramentas essenciais para o marceneiro iniciante

A marcenaria, arte milenar de transformar madeira em objetos úteis e criativos, tem ganhado espaço nos últimos anos. Entretanto, se você está começando na profissão agora, algumas habilidades são fundamentais, como coordenação motora e criatividade.

Vista acima de ferramentas de carpinteiros, como martelos, fita métrica, lixa, réguas e lugares de lápis na mesa com tábuas de madeira e aparas

No entanto, outro fator essencial para começar nessa atividade, e é entender quais são as principais ferramentas para marcenaria. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para que possa te ajudar nesta questão tão importante.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Conheça quais as ferramentas básicas para marcenaria

Para garantir a satisfação do cliente e um excelente networking, um atendimento excepcional é primordial. Além disso, investir em um kit básico de ferramentas de marcenaria eficientes e com bom custo-benefício é crucial. Por isso, aqui está um guia rápido que vai facilitar a sua nova jornada: 

  • Trena: Ferramenta crucial em qualquer projeto de marcenaria, as trenas são usadas para tirar medidas precisas, evitando erros na produção dos móveis. 
  • Esquadros: Essenciais em qualquer oficina de marcenaria, ajudam a traçar linhas perpendiculares e verificar se há defeitos nas peças fabricadas. 
  • Martelos: Essenciais em uma oficina de marcenaria, os martelos são utilizados para fazer pequenos ajustes, posicionar pregos e parafusos e outras atividades que requerem habilidades manuais. 
  • Plainas: Com corpo de metal e bases planas, as plainas são ideais para nivelar superfícies de madeira, tirar irregularidades e fazer acabamentos. 
  • Lixadeiras: Ferramentas indispensáveis para um acabamento perfeito, as lixadeiras são usadas para remover farpas e preparar a madeira para o acabamento final. 

Agora que você já conhece as ferramentas precisas para iniciar na marcenaria, é hora de dar o próximo passo na sua carreira. Na Ferramentas Kennedy, você encontra tudo o que precisa para equipar sua oficina. Compre online e receba seus produtos em casa ou retire em uma de nossas lojas. 

Leia Mais: Conheça todos os tipos de plainas 

Dicas que todo marceneiro iniciante precisa saber

Além das principais ferramentas para marcenaria, é fundamental ter alguns conhecimentos para começar a atuar na área de um jeito mais prático e rápido. Para isso, é preciso que você tenha domínio de habilidades básicas como medição, cortes, lixamentos e montagem de peças de madeira.

Trabalhador tritura a madeira da máquina de moagem angular.

Outro quesito importante é entender as propriedades e características dos diferentes tipos de madeira e materiais que podem ser usados em conjunto. Por fim, para atuar com máxima segurança, é fundamental saber operar as ferramentas e utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) durante o manuseio de cada uma delas.

Planejamento

Antes de começar um projeto, é essencial ter um plano detalhado que inclua medidas exatas, tipos de madeira a serem usados e as ferramentas ideais. Assim, é possível evitar erros, desperdício de material e pode economizar muito tempo. Lembre-se, na marcenaria, a precisão é fundamental. Portanto, "medir duas vezes e cortar uma vez" é um mantra que todo marceneiro iniciante deve ter.

Paciência

Nunca se apresse ao trabalhar na madeira. A paciência é necessária para garantir que cada corte seja feito corretamente e cada peça encaixe perfeitamente. A marcenaria é tanto uma arte quanto uma habilidade técnica, e a qualidade deve sempre ter precedência sobre a velocidade.

Onde comprar ferramentas para marcenaria 

Ao iniciar sua jornada na marcenaria, é fundamental escolher a melhor loja para adquirir suas ferramentas. A Ferramentas Kennedy surge como a escolha ideal por uma série de razões. Aqui estão algumas vantagens e diferenciais que fazem dela a melhor opção: 

  • Variedade de produtos: Catálogo extenso e diversificado, com todas as ferramentas que você precisa; 
  • Qualidade garantida: Somente ferramentas de marcas reconhecidas pela qualidade e durabilidade; 
  • Atendimento ao cliente: A FK é conhecida pelo excelente atendimento ao cliente; 
  • Compras online e entrega rápida: Você pode comprar suas ferramentas de marcenaria no conforto da sua casa; 
  • Preços Competitivos: Buscamos oferecer preços competitivos sem comprometer a qualidade dos produtos; 
  • Suporte Pós-Venda: Oferecemos suporte pós-venda para garantir satisfação com suas ferramentas; 

Além de todos esses pontos, a Ferramentas Kennedy tem o compromisso com quem deseja empreender. Para isso, garante os melhores preços para equipar sua oficina com os itens que vão garantir o sucesso do seu negócio. Portanto, escolha FK e tenha os melhores resultados de trabalho. 

Leia mais temas relacionados: Tipos de lixadeira - como escolher?