5 sinais que a bateria do seu carro está no fim

198881 08/06/2022

5 sinais que a bateria do seu carro está no fim

Problemas ao ligar o carro? Fique atento a esses sinais

Não ter bateria no carro é um problema que pega todo mundo desprevenido. Geralmente, só notamos essa falha quando saímos de casa, giramos a chave na ignição do automóvel e ele não liga. É incrível como só acontece quando temos um compromisso importante ou estamos atrasados. 

Apesar de ser um problema comum, especialmente para carros mais antigos que não são revisados com regularidade, é muito importante saber quais são os sinais de que bateria pode estar descarregada e quais cuidados tomar para evitar que isso aconteça. Continue lendo o texto a seguir para saber mais sobre o tema: 

O que pode descarregar a bateria

  • - Esquecer luzes acesas; 
  • - Chave na ignição por muito tempo; 
  • - Som ligado com motor desligado; 
  • - Bateria antiga; 
  • - Inverno, temperaturas frias; 
  • - Carro parado por muito tempo. 

5 sinais que a bateria está no fim

Fique atento aos sinais listados abaixo, pois eles podem indicar um problema com a bateria do seu veículo: 

1. Falhas ao ligar o carro

Um dos principais sinais de que a bateria pode estar com defeito é na hora de ligar o carro, o motor de partida não tem energia suficiente e você terá dificuldades de acioná-lo. Isso geralmente acontece quando o automóvel fica muito tempo estacionado, em dias mais frios ou quando as luzes ou o rádio são esquecidos ligados. 

2. Barulho do motor fraco

Preste atenção se o veículo está funcionando normalmente, caso perceba que o ruído do motor está fraco ou baixo, pode indicar um problema na bateria. 

3. Dispositivos elétricos com problemas

Rádios, ar condicionado e computadores de bordo reduzem sua capacidade de funcionamento quando a bateria está fraca. Observe se há lentidão ao usar esses dispositivos, pois isso pode indicar que não há energia suficiente para suprir todos eles. 

4. Luzes fracas

Faróis fracos ou instáveis indicam que a fonte de energia é insuficiente. Caso as luzes continuem falhando, é provável que o problema seja na bateria ou alternador. Mas, se os faróis não acenderem, a lâmpada ou o fusível podem estar queimados. 

5. Oxidação da bateria: zinabre

As baterias de carro são feitas de materiais corrosivos que podem fazer com que os terminais oxidem com o tempo. Esse óxido, conhecido como zinabre, se acumula nos eletrodos, impedindo que as conexões elétricas funcionem e dificultando a partida do carro. Se você notar uma falha ao ligar o motor, avalie se há um acúmulo de resíduos azul-esverdeados, isso indica que a bateria oxidou e pode precisar de limpeza ou até mesmo de uma substituição completa. 

Ferramentas para identificar falhas e salvar a falta da bateria

Multímetro: dispositivo usado para testar baterias. Permite a verificação de tensão, resistência e carga. Geralmente, este serviço é realizado em concessionárias ou oficinas mecânicas.

Cabos de bateria: conhecido também como "chupeta". Para dar uma carga extra na bateria, utiliza-se cabos de transmissão que transferem energia da bateria de outro veículo para o seu.

Carregador de bateria portátil: compacto e fácil de transportar, esse carregador tem função de carga rápida para auxiliar a partida de veículos com a bateria totalmente descarregada. Agiliza o processo em situações de emergência.

Se o problema na bateria persistir mesmo após o uso do cabo de transferência, sua melhor aposta é levar o veículo para que um profissional possa investigar outras possíveis causas.

Ele informará se a bateria está boa, se precisa ser substituída por uma nova ou se pode ser um problema com outros componentes do carro.

O que achou do conteúdo? Acesse a categoria de Auto Elétrica para encontrar tudo em produtos para oficinas mecânicas.

Sugestões da categoria

mais ofertas