Como fazer estante de madeira: Passo a passo simples

986 13/03/2024

Como fazer estante de madeira: Passo a passo simples

Se você gosta de deixar seu toque pessoal em móveis e decoração de casa, este artigo é para você

Explicaremos em passos simples, como criar uma linda estante para guardar seus pertences. Para isso, vamos precisar de você para explorarmos o fascinante mundo da marcenaria, focando na produção de um item prático e eficiente. Antes de tudo, é preciso conhecer a atividade que dá forma a esses tipos de projetos em madeira.

O que é marcenaria?

Esta é uma arte que envolve a criação de peças únicas e personalizadas através da madeira, ideal para adicionar toques pessoais em diversos móveis. Desse modo, você consegue personalizar a decoração de qualquer ambiente. Por isso, se você quer móveis que sejam só seus, do seu jeito, continue a leitura para pegar todas as dicas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Por que escolher uma estante de madeira?

Um móvel como esse, não apenas oferece uma funcionalidade especial ao seu espaço, mas também contribui dando um charme diferente para a decoração. Além disso, ao construir sua própria estante, você tem a liberdade de personalizar o design com suas ideias e necessidades específicas, guardando o que quiser no móvel que acabou de fazer.

Ferramentas necessárias

Se você acompanha os conteúdos do nosso blog há mais tempo, sabe o quanto ressaltamos a importância de usar os equipamentos certos, indicados para realizar cada tarefa. Desse modo, descubra a seguir quais são os itens necessários para fazer uma estante de madeira:

  1. Serra Circular: Para cortes em peças de madeira com precisão;
  2. - Esquadro: Garante cortes perpendiculares e precisos, mantendo o alinhamento das peças;
  3. - Furadeira Elétrica: Essencial para fazer furos para parafusos e proporcionar uma montagem firme;
  4. - Chave de Fenda/Parafusadeira: Facilita a fixação dos parafusos, tornando mais rápido e eficiente;
  5. Lixa: Suavize as arestas e superfícies ásperas, garantindo um acabamento refinado.

Além disso, você também vai precisar de grampos para aperto rápido, que ajudam na fixação temporária das peças. Para um resultado perfeito, é preciso ter mais do que as ferramentas certas, é preciso garantir também, marcas com alto nível de qualidade, como a Bumafer e a DeWalt, tudo isso você encontra na Ferramentas Kennedy.

Produção de móveis personalizados focada em marceneiro manual prendendo o fecho na estante de madeira

Foto/Reprodução: Freepik

Passo a passo para a construção da estante de madeira

Com os equipamentos em mãos, agora é a hora de colocá-los em prática para fazer a peça do jeito que você deseja. Por isso, acompanhe os próximos tópicos e siga fielmente cada dica essencial que trouxemos.

Passo 1: Planejamento e design

Antes de começar as sessões de corte, é crucial planejar o visual da sua estante, qual tamanho terá, formato e etc. Por isso, o primeiro passo é colocar no papel ou em qual meio preferir, todo o desenho da peça, e a partir daí, escolher as dimensões certas. Por fim, ainda nessa fase considere o espaço entre as prateleiras e avalie se o lugar irá reservar itens grandes ou pequenos, pense na usabilidade e na sua necessidade.

Passo 2: Corte das peças

Agora, utilizando a serra circular e o esquadro, faça o corte das peças de madeira de acordo com o design previamente planejado. Contudo, gostaríamos de te deixar uma recomendação valiosa para evitar erros e retrabalhos: Faça duas medições antes de realmente cortar a peça para garantir assertividade.

Passo 3: Furação

Com a furadeira elétrica, faça os furos necessários para os parafusos que vão unir as peças. Para isso, é bom que você tenha a certeza de que estará seguindo as marcações feitas no planejamento para garantir a montagem precisa.

Passo 4: Montagem

Para montar, faça uso dos grampos de aperto rápido para manter as peças unidas apenas preparar onde serão feitos os furos. Em seguida, fixe os parafusos com a chave de fenda ou parafusadeira. Durante o processo, sempre verifique se o alinhamento está correto para evitar desvios indesejados.

Passo 5: Acabamento

Este é aquele momento para caprichar ainda mais e chegar no resultado final esperado - ou até mesmo superá-lo. Para isso, será preciso que você dê os toques finais do projeto lixando todas as superfícies, removendo farpas e suavizando as arestas. Este passo é crucial para obter um acabamento profissional e garantir a segurança ao manusear a estante.

Tipo de madeira para estante

Quando se trata de escolher a qualidade do material essencial para uma estante, três opções populares incluem o mogno, o pinus e o compensado. O primeiro é conhecido por sua beleza e durabilidade, sendo uma escolha elegante, porém mais cara.

Close-up de xícaras e velas em uma prateleira de madeira em casa

Foto/Reprodução: Freepik

Por outro lado, o segundo é uma opção acessível e fácil de trabalhar, ideal para quem está começando a se aventurar na marcenaria. Já o compensado, composto de camadas de madeira prensada, oferece uma alternativa econômica e estável. A escolha dependerá do orçamento, preferências e habilidade profissional.

Por que fazer a sua própria estante de madeira?

Construir qualquer tipo de móvel por meio da marcenaria é uma experiência única, e a qual recomendamos a todos. Além disso, com as ferramentas certas e um planejamento cuidadoso, você pode criar peças exclusivas que se tornarão o destaque em sua decoração.

Além disso, ao personalizar o item, você coloca seu toque pessoal ao projeto, valorizando sua identitidade. No entanto, siga os passos e as dicas que trouxemos e embarque na tarefa de fazer o móvel que só você terá. Transforme sua visão em realidade e desfrute do orgulho de dizer: "Eu que fiz!".