Como instalar uma tomada: materiais e passos necessários

Guia simplificado para instalar tomadas

Você precisa fazer um ajuste agora mesmo na tomada da sua casa, mas não sabe como fazê-lo? Então calma, aqui você vai encontrar todas as dicas que precisa para te ajudar nesse momento. Para fazer essa instalação, é preciso máxima atenção e cuidado, por isso, confira nosso guia completo!

Materiais necessários para instalar uma tomada

O primeiro item indispensável é a própria tomada. Você deve escolher o modelo com a tensão ideal para a rede e a corrente onde será fixada. Depois, é preciso ter em mãos a caixa de passagem para instalar a tomada na parede. Além dessas peças, é preciso mais algumas ferramentas específicas.

Testador de circuito sendo utilizado em uma tomada branca

 

Junto a esses materiais, você vai precisar de outros recursos para realizar a instalação. São eles: fios elétricos, disjuntores, alicate desencapador, chave de fenda e testador de circuitos. Com tudo isso pronto, é hora de instalar sua tomada.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Passo a passo para a instalação

Uma troca rápida ou mesmo ajuste que você precise fazer em alguma tomada, deve receber máxima atenção. Além disso, é preciso seguir alguns passos para concretizar essa tarefa. Portanto, siga nosso guia em etapas para te ajudar nessa missão importante.

1. Desligue a energia

A instalação elétrica envolve riscos, por isso, é fundamental ter cuidado e conhecimento básico para executar o trabalho com segurança. Desse modo, comece seu trabalho desligando a energia elétrica do circuito onde a tomada será instalada. Desligue o disjuntor correspondente ao circuito.

2. Retire a tomada antiga

Com os materiais necessários em mãos, retire a placa da tomada existente, havendo uma, e remova a peça antiga do suporte. Caso não tenha, pode partir do passo seguinte.

3. Sinalize o local da instalação

Localize o local onde a tomada será instalada e marque a posição da caixa de passagem. Após isso, corte um buraco na parede com o tamanho ideal para a caixa. Insira a caixa de passagem no espaço que foi aberto e fixe-a com parafusos.

4. Confira a fiação compatível

Veja se a fiação elétrica da tomada nova é compatível com a fiação da parede. Em geral, as tomadas têm dois fios: o fio preto ou vermelho é o fio vivo (fase), e o fio branco é o fio neutro.

5. Fios para dentro da caixa

Puxe os fios elétricos do circuito para dentro da caixa de passagem. Corte os fios do mesmo tamanho e retire cerca de 1,5 cm da capa isolante com o alicate desencapador de fios.

6. Conexão dos fios

Hora de conectar os fios na tomada. Para isso, certifique-se mais uma vez de ter desligado o circuito ou o disjuntor onde está trabalhando. Nessa etapa, você vai precisar de uma chave de fenda para apertar os parafusos.

Chave de fenda sendo utilizada na instalação de tomada

 

As tomadas costumam ter dois parafusos de latão, um parafuso prateado e um parafuso verde. O fio preto (ou vermelho) deve ser conectado ao parafuso de latão dourado, o fio branco deve ser conectado ao parafuso prateado e o fio verde ou neutro deve ser conectado ao parafuso verde.

7. Etapa final

Insira a tomada na caixa de passagem e aperte os parafusos de fixação com uma chave de fenda. Em seguida, verifique se a instalação está correta e completa, e se todos os fios estão bem presos nos parafusos e na caixa de passagem.

8. Teste sua instalação

Ligue a energia do circuito novamente e teste a tomada usando um testador de circuitos para confirmar se a instalação foi bem-sucedida. Lembre-se de seguir as normas de segurança elétrica durante todo o processo e, se tiver qualquer dúvida ou dificuldade, recomendamos chamar um eletricista qualificado para realizar a instalação.

Todas as ferramentas para instalar tomadas em um só lugar

Aqui na FK temos departamentos especiais com todos os materiais elétricos que você precisa. Por isso, visite agora mesmo e encontre o item que está faltando para seu trabalho. Veja também nossa categoria completa de Máquinas Elétricas e Construção Civil.

Multímetro utilizado para testar tomada

 

As peças de qualidade agregam ainda mais segurança e eficiência para sua instalação elétrica. Portanto, acesse o e-commerce da Ferramentas Kennedy para garantir sempre os melhores produtos para atender ao que você procura.