Como proteger o telhado de ventos fortes?

1245 16/07/2020

Como proteger o telhado de ventos fortes?

Estragos causados pelo vento nas últimas semanas acenderam o alerta para os perigos de rajadas mais fortes. Veja como se proteger

Nas últimas semanas, a região sul do país teve muitas dificuldades com os ventos fortes. O chamado ciclone bomba causou diversos estragos, derrubando árvores e deixando casas e edifícios destelhados.

Quando a natureza mostra seu lado mais selvagem,  nós ficamos com a impressão que não há muito o que possa ser feito, mas isso é só parcialmente verdade. A força da natureza é realmente impressionante, mas há algumas medidas que podemos tomar para nos proteger - nesse caso específico, proteger nossos telhados contra os ventos fortes.

Reforço e proteção

Uma boa alternativa para proteger os telhados de ventos e tempestades é reforçar as linhas de telhas com materiais que possam segurá-las no lugar, como metal ou concreto. Dessa forma, é muito mais difícil que elas saiam voando. Para fazer isso, é preciso consultar um profissional capaz de averiguar a incidência de ventos na região e decidir qual é a melhor alternativa para a sua casa.

Se o problema for as chuvas constantes e fortes, é preciso proteger o telhado com lonas ou mantas impermeabilizantes. Para se proteger do granizo, uma opção é utilizar telhas de cimento, muito mais resistentes que as de cerâmica.

Janelas e outras estruturas

Caso a sua região seja alvo de ventos e tempestades constantes, vale considerar a ideia de trocar os vidros das janelas por versões com mais espessura, garantindo a sua segurança e a da sua família. Outra estrutura que merece atenção é a caixa d’água. Para protegê-la, é possível construir uma proteção com vigas e pilares para que ela fique travada no lugar.

Sugestões da categoria

Mais itens

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!