Conheça mais sobre o Novembro Azul

1209 12/11/2020

Conheça mais sobre o Novembro Azul

O movimento de conscientização alerta para a saúde do homem e não se limita ao câncer de próstata

Em vários meses do ano, vemos cores associadas e campanhas pintando as ruas e as redes sociais. Você sabe como surgiu e qual a importância da campanha desse mês, chamada de Novembro Azul? Dê uma olhada nesse material da Ferramentas Kennedy e conheça mais!

A ideia do Novembro Azul

O movimento começou em 2003, na Austrália. Desde 2008 iniciativas aqui no Brasil propagam o Novembro Azul como mês da conscientização e combate ao câncer de próstata.

Mas hoje, esse mês aborda toda a saúde do homem. Outros tipos de câncer como o de testículo, além de doenças crônicas, são motivos de atenção do Novembro Azul. Não se deve esquecer também de cuidar da saúde mental e prevenir infecções sexualmente transmissíveis. A saúde do homem é muito importante e deve ser prioridade.

O câncer de próstata

A doença que motivou a criação desse movimento é um tipo de tumor que se desenvolve lentamente na próstata, uma glândula dos homens. Quando a próstata gera um tumor, as células se multiplicam muito rapidamente e a próstata fica mais rígida. Os sintomas podem ser: dificuldade ao urinar, dor nos ossos e presença de sangue na urina ou sêmen.

Um dos objetivos da campanha Novembro Azul é alertar sobre os fatores de risco. O câncer pode afetar principalmente homens acima de 50 anos.Para quem já teve pai, irmãos ou tios acometidos pela doença, é importante já se prevenir a partir dos 45 anos. Além disso, o excesso de gordura corporal também aumenta o risco.

Tratamento

A melhor solução para se cuidar é primeiro observar se os fatores de risco estão presentes. Depois, ficar atento aos sintomas. Aí sim pode ser a hora de consultar um médico para saber qual dos exames você deve fazer. A campanha Novembro Azul lembra que são dois tipos de exame:

  • Exame de sangue: esse é um exame que coleta o sangue do paciente e checa se há a presença de um antígeno específico da doença.

  • Exame do toque: ainda que haja algumas polêmicas, esse é um procedimento simples que identifica pelo toque retal se há nódulos na próstata.

O mais importante do Novembro Azul é se cuidar, estar atento e divulgar a ideia para todos os homens. Aproveite para continuar ligado no blog da Ferramentas Kennedy e tenha acesso a mais conteúdos interessantes como esse.